•  

    A logística é um sistema que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas, com o propósito de atingir um objetivo com agilidade. A logística empresarial engloba todos os procedimentos de mercadorias e o deslocamento de informações. Contudo, para que isso aconteça com eficiência o gerenciamento deve acontecer de modo integrado. O aprimoramento de cada uma das etapas do fluxoé muito importante para o desenvolvimento de todo o sistema. Somente assim é possível garantir excelência no gerenciamento empresarial. 

    log empresarial fig 1

    A logística empresarial trabalha um conjunto de estratégias utilizadas para conduzir as organizações empresariais, de forma ágil e eficaz, sempre exigindo excelência no gerenciamento das seguintes etapas:

    • Estar atento às informações;
    • Gestão de estoques;
    • Armazenagem;
    • Gestão de compras;
    • Transportes;
    • Estratégia financeira;
    • Conhecer o fluxo de armazenagem de materiais durante a produção;
    • Saber a quantidade de produtos acabados.

    A logística empresarial trata, portanto, do processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente e eficaz o fluxo de informações. É um procedimento integrado para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, que vista pelo ângulo empresarial significa o planejamento, gestão e a execução de

    ...
  • Embora seja difícil de escrever e de falar, Odebrecht passou a ser uma palavra muito presente no cotidiano dos brasileiros. Ainda que não seja a única companhia corruptora do País, no momento passou de expoente dos negócios para vilã da sociedade

    site embraport capa

  • Uma nova tecnologia está revolucionando os tênis da nova coleção da Converse. Esses calçados quando expostos aos raios ultravioletas mudam de cor. Conforme o pé muda de ângulo, a cor também muda. Eles são brancos até receber a incidência de luz solar.

  • Com as mudanças tecnológicas dos últimos anos, a relação entre empresas e fornecedores tem se transformado, indo além da troca de serviços e oferta de produtos ou matérias-primas resultantes de um bom negócio.

  • Imagine um futuro em que as equipes trabalhem em sincronia, os problemas são reparados com antecedência e projetos são entregues no prazo ou até antes. Acredite, não é utopia de um filme futurista.

  • Diante de um cenário de grande competitividade e profissionais em busca de emprego e recolocação profissional a pergunta que permeia o universo do trabalho é: Mas afinal, onde está o emprego no Brasil? Segundo dados levantados pela Catho, ao longo do ano de 2019, o Sul do Brasil tem se mostrado a região mais aquecida em oportunidades

  • O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) é um sistema utilizado para gerenciar o relacionamento com o cliente de modo integrado, englobando variados processos e tarefas a serem cumpridas pela empresa.

    Sendo assim seu propósito é posicionar o cliente no centro dos processos da empresa de maneira a possibilitar uma visão que concede as exigências dos clientes.

    Assim podendo auxiliar a reduzir custos e expandir a lucratividade por meio de organização e automatização das técnicas de negócios que administram a fidelidade, garantindo a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

    crm fig 1
    Fonte: Arte Portogente

    Vantagens:

    1. Empresas mais regradas e coordenadas;
    2. Oferecer melhor serviço ao cliente, assim deixando-os mais satisfeitos;
    3. Aumento dos lucros.

    Desvantagens:

    1. Caso a empresa não trabalhe de forma organizada, isso pode acarretar gastos sem resultados;
    2. Obstáculos em se adequar e renovar os sistemas da empresa.

    Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o ...

  • Quando os administradores de sistema podem escolher entre ter um servidor íntegro ou com bom desempenho, eles optam pelo desempenho. O motivo é bem simples: desempenho gera lucros.

  • Assim como impactou o meio político fazendo aliança com Marina Silva, Eduardo Campos poderá surpreender positivamente o setor portuário com um modelo de porto dos mais avançados do mundo. 

  • Não vou esconder: sou um intruso na Tecnologia da Informação (TI). Não vim para o Ops porque adoro as fascinantes nuances dos inúmeros aplicativos e tecnologias estranhos e inusitados.

  • Como as relações de trabalho e as profissões estão e vão ser impactadas com as mudanças tecnológicas, na esteira da Indústria 4.0 e da inteligência artificial? Esse tema e outros relacionados ao futuro do mundo trabalho estarão em debate no dia 16 de agosto próximo, a partir das 14h, na capital paulista.

  • Se por um lado os times de engenharia têm cada vez mais a missão de reinventar e reconectar os processos produtivos, a fim de torná-los mais competitivos; por outro lado, existem parques fabris instalados, que possuem histórias de sucesso e que precisam de um caminho para chegar a esta competitividade.

  • A Volvo Trucks anunciou, nesta terça-feira, dia 20 de novembro, a assinatura de um acordo com a mineradora. Segundo a montadora internacional, vários testes foram realizados com sucesso ao longo de 2018. A solução estará totalmente operacional até o fim de 2019

  • Os arrendatários e operadores dos portos baianos de Salvador e Ilhéus contam com o novo Sistema de Controle de Acesso Web para realizar, via internet, os agendamentos de visitas e trânsito de veículos de carga de modo prático e rápido.

  • Se estivessem vivos nos dias de hoje, grandes desenvolvimentistas como Roberto Simonsen e Celso Furtado apontariam a adoção e desenvolvimento de novas tecnologias - especialmente a utilização de veículos autônomos e da inteligência artificial - como a principal solução para o problema relacionado ao desenvolvimento do país

  • Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) podem ser propensos a algumas peculiaridades, mas com certeza não são mágicos de um truque só. Isso é um bom sinal, pois agora as empresas exigem que os profissionais de TI tenham conhecimento multidisciplinar e saibam se adaptar a tecnologias inovadoras.

  • A gestão do cotidiano depende, hoje em dia, muito desta aplicações e, por isso mesmo, elas acabam por se tornar uma parte incontornável do que define os dias do povo brasileiro

  • Ao longo dos últimos anos, a velocidade de adoção de serviços de nuvem cresceu drasticamente. No entanto, os desafios de integração e entrega de serviços de nuvem e de gerenciamento dos sistemas distribuídos em vários ambientes tornam-se ainda mais complicados por causa da crescente escassez de visibilidade entre os serviços de infraestrutura de nuvem e no local, além da necessidade de desenvolver novos conjuntos de habilidades para acompanhar o rápido influxo das tecnologias em evolução.

  • Porto de Rotterdam segue firme como principal porta de entrada e saída de produtos da Europa; investimentos nos portos brasileiros cada vez mais presentes nas investigações de ilegalidades políticas; Porto de Itajaí sofre com fortes sequências de chuvas

    rotterdam

     

    chuvas itajai

  • As redes definidas por software (Software-Defined Networking, ou SDN) ganham força no mercado como um modelo de arquitetura, capaz de permitir provisionamento automatizado e virtualização. Segundo uma pesquisa do IDC ((International Data Corporation), a estimativa é que o setor movimente US$ 12,5 bilhões até 2020 em todo o mundo, um aumento de 53,9% em relação a 2014.