• Centro de Distribuição

    Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal

  • Tecnologia da Informação Aplicada à Logística

    No mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, a empresa que não se atualiza com as especificações e exigências do mercado, acabam perdendo espaço e, consequentemente, clientes. Para aumentar a competitividade de uma empresa é fundamental e muito utilizado a melhoria da estratégia logística.

    Essas estratégicas logísticas muitas vezes estão associadas à revisão de planejamentos e, também, a troca de equipamentos por outros mais avançados que permitem maior eficiência, como por exemplo, a inserção cada vez maior da Tecnologia da Informação (TI) através de softwares. Para um melhor entendimento do uso desses sistemas, aqui iremos falar um pouco sobre como a Tecnologia da Informação se aplica à Logística.

    tecno da Infor aplicada à log fig 1
    A TI revolucionou a logística e continua sendo um grande aliado competitivo das empresas.

    A TI é um grupo de atividades que incluem o uso de software, banco de dados e uma arquitetura de rede que trabalham para tornar mais fácil o acesso e o gerenciamento das informações das organizações. Sendo assim, facilitam a vida de seus usuários. A área de TI utiliza a informática para prover informações que auxiliam as atividades que se destinam, a produzir, transmitir, armazenar, acrescentar e interpretar os dados, a fim de obter resultados mais precisos e agilizar a taxa de resposta entre setores, clientes e fornecedores.

    A TI, seus bancos

    ...
  • WMS - Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazéns)

    É um software de gestão que permite a automatização dos processos da área de estoques, além de aperfeiçoar o espaço disponível para armazenagem. Assim, ele promove um controle mais eficiente, agiliza as movimentações, melhora a assertividade dos níveis de reposição e gerência inventários.

    O WMS é um sistema de grande importância da cadeia de suprimentos, que provê o giro de estoques, diretrizes competentes de picking (separação e preparação de pedidos), e cross-docking (sistema de distribuição), maximizando a utilidade do espaço dos armazéns. Através do WMS é possível um melhor gerenciamento de armazenagem e, com isso, diminuir custos, permitindo controlar os estoques de forma automatizada.

    wms fig 1
    fonte: Arte Portogente .

    Vantagens:

    1. Formar excelentes resultados aos desafios de armazenagem;
    2. Localização e expedição de mercadorias de forma estratégica;
    3. Confiança e diminuição das falhas por parte da empresa que conta com esse sistema.

    Desvantagens:

    1. Gasto considerável de equipamentos;
    2. Atenção extra com itens sujeitos a avarias, que podem resultar em erros de leitura.

    Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), ...