Quando ouvimos a expressão “a granel”, relacionamos esse às mercadorias vendidas fora das embalagens tradicionais, grãos normalmente. Em feiras livres e em lojas de produtos naturais, a prática ainda é comum. Essa analogia é perfeita para associar a expressão ao conceito completo do termo no âmbito da logística.
Definição
Produtos a granel são mercadorias, cargas e suprimentos armazenados ou transportados em grandes quantidades, no seu estado bruto, sem embalagens fracionadas. São produtos que não podem ser ensacados ou encaixotados, sendo transportados em contêineres e caminhões específicos para cada caso.
Existem dois tipos de produtos a granel: os granéis sólidos e os granéis líquidos.
Granéis Sólidos
Os granéis sólidos, como o nome já diz, referem-se aos produtos de natureza sólida (ainda que em partículas relativamente pequenas), também identificados como matérias-primas, que podem ser contados por kg.
Os principais granéis sólidos agrícolas transportados no Brasil são a soja, farelo de soja e o milho. São muito expressivos também o feijão, o trigo, o café, o sal e outros cereais. Existem ainda os produtos minerais que também se enquadram nesta categoria: bauxita; enxofre; manganês e minério de ferro.
O contêiner utilizado para esse tipo de carga é o Bulk. Já os caminhões mais apropriados são o Truck e a Carreta, podendo ser também utilizados o Bitrem e o Rodotrem.
Granéis Líquidos
São as mercadorias fluídas e estão, em sua maioria, associadas a produtos químicos como o petróleo, etanol e gasolina. Em outros casos, temos também o suco de laranja e óleos vegetais. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja no mundo, sendo os principais compradores a China e os Estados Unidos da América. De cada 10 sucos de laranja consumidos no mundo, 6 são de origem brasileira.
O tipo de contêiner indicado para essa modalidade é o tanque. Já o caminhão apropriados é o caminhão-cisterna, ou caminhão-tanque.
Importação e Exportação
Quando as grandezas envolvidas estão na casa dos milhares, isto é, peso, volume e distâncias, devido a grande capacidade e autonomia, os navios graneleiros são utilizados para transportar as cargas a granel.