Segunda, 18 Março 2024
https://pixabay.com/pt/photos/soja-m%C3%A3o-agro-colheita-sementes-1831703/

Quando ouvimos a expressão “a granel”, relacionamos esse às mercadorias vendidas fora das embalagens tradicionais, grãos normalmente. Em feiras livres e em lojas de produtos naturais, a prática ainda é comum. Essa analogia é perfeita para associar a expressão ao conceito completo do termo no âmbito da logística.

Definição

Produtos a granel são mercadorias, cargas e suprimentos armazenados ou transportados em grandes quantidades, no seu estado bruto, sem embalagens fracionadas. São produtos que não podem ser ensacados ou encaixotados, sendo transportados em contêineres e caminhões específicos para cada caso.

Existem dois tipos de produtos a granel: os granéis sólidos e os granéis líquidos.

Granéis Sólidos

Os granéis sólidos, como o nome já diz, referem-se aos produtos de natureza sólida (ainda que em partículas relativamente pequenas), também identificados como matérias-primas, que podem ser contados por kg. 

Ronodonópolis, colheitadeira, carregando o caminhão com soja (Roosevelt Pinheiro) 28.mar.09

Os principais granéis sólidos agrícolas transportados no Brasil são a soja, farelo de soja e o milho. São muito expressivos também o feijão, o trigo, o café, o sal e outros cereais. Existem ainda os produtos minerais que também se enquadram nesta categoria: bauxita; enxofre; manganês e minério de ferro.

O contêiner utilizado para esse tipo de carga é o Bulk. Já os caminhões mais apropriados são o Truck e a Carreta, podendo ser também utilizados o Bitrem e o Rodotrem.

caminhão articulado - rodotrem

Granéis Líquidos

São as mercadorias fluídas e estão, em sua maioria, associadas a produtos químicos como o petróleo, etanol e gasolina. Em outros casos, temos também o suco de laranja e óleos vegetais. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja no mundo, sendo os principais compradores a China e os Estados Unidos da América. De cada 10 sucos de laranja consumidos no mundo, 6 são de origem brasileira.

produto granel fig7


O tipo de contêiner indicado para essa modalidade é o tanque. Já o caminhão apropriados é o caminhão-cisterna, ou caminhão-tanque.

caminhão cisterna para transporte de líquidos

 

Importação e Exportação

Quando as grandezas envolvidas estão na casa dos milhares, isto é, peso, volume e distâncias, devido a grande capacidade e autonomia, os navios graneleiros são utilizados para transportar as cargas a granel.

Navio graneleiro Orange Star

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias