Embalagem é um material que envolve e apresenta um produto e tem a função primária de protegê-lo durante seu transporte, armazenamento e manuseio, seja dos clientes ou dos próprios produtores e afins. Além da proteção, a embalagem serve para exibir informações, identificar o produto e chamar a atenção do consumidor. Ela é fundamental para o sucesso do artigo e para os custos logísticos, sendo considerada uma atividade de apoio na logística empresarial e peças publicitárias complexas.


O custo da embalagem afeta desde o estoque até a aquisição do produto pelo consumidor, alterando toda a cadeia produtiva. Esses custos são evidenciados principalmente na execução de operações automatizadas/manuais na produção e no descarte do produto.


Dentro da logística, o objetivo principal é a sua movimentação sem danos e/ou desperdícios, tendo que ser economicamente plausível. Os materiais mais empregados nas embalagens são o papel duplex e o tríplex, pois são resistentes e aceitam uma grande variedade de aplicação de cores, seja com chapados de tinta, fotos, relevos, e até acabamentos mais refinados, tais como: plastificação (com brilho ou fosca), prolam e verniz (localizado ou total).

 

Exemplo de embalagem

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s