Matéria-prima refere-se ao nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer produto final.

Matéria-prima refere-se ao nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer, podendo ser, inclusive, produção artística, onde matéria-prima é desde o material concreto para a produção de uma pintura, por exemplo canvas, madeira e tinta, até, talvez, o objeto sobre o qual o artista se inspira para pintar suas telas.

Estoque de matérias-primas 

É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos.

Alguns exemplos simples de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.

Como podemos ver, muitos materiais estão sujeitos a deteriorar, com o tempo exigem cuidados na sua estocagem e, em alguns casos, proteções especiais, como no caso de metais, que devem ter proteção contra oxidação, além de papel e cimento, que necessitam ser estocados em local com a umidade do ambiente controlado. 

O uso de ferramentas administrativas de controles deve ser adotado para evitar a deterioração ou o obsoletismo da matéria-prima, tais como a definição do tamanho de lotes para evitar estoques por períodos muito longos, e a adoção de técnica de utilizar primeiro os produtos mais antigos.

A técnica para controlar o uso do material mais antigo na administração de materiais é designada de PEPS, que são as iniciais das palavras "Primeiro que Entra, Primeiro que Sai".

Informações extraídas do site oficial do Sebrae Nacional.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s