Quinta, 28 Março 2024

Liderando o mercado de produção e exportação de sucos cítricos, o Brasil exportou só no ano passado 1,4 milhões de toneladas de suco de laranja. O chamado “cinturão da laranja” está localizado no estado de São Paulo - detentor de 90% da produção da fruta - e também no sul de Minas Gerais. A produção ocorre durante todo o ano, mas o pico da safra está entre os meses de setembro e novembro.

 

O Grupo Fischer, por meio da Divisão Citrosuco, possui três fábricas no interior do Estado instaladas nas cidades de Limeira, Bebedouro e Matão e ainda um terminal marítimo no porto de Santos. Orgulha-se de sua fábrica de suco de laranja de Matão ser a maior mundo. Somente num dia, são processadas 18 mil toneladas, o equivalente a 1.100 caminhões de laranja.

 

O gerente da unidade Santos da Citrosuco, Oséia Pereira Filho, explica alguns requisitos para a exportação do produto.  “O suco para ser exportado precisa atender os padrões internacionais, como padrão de identidade, garantia de sua pureza e da não adulteração, a segurança e estabilidade microbiológica, o nível de resíduos de pesticidas e a própria rastreabilidade de processo e produto”, explica.

 

 

Como funciona

 

Depois de processada, a fruta é armazenada nas unidades de produção e enviada ao  Porto de Santos em caminhões com capacidade para 30 toneladas de suco.

 

Existem dois produtos fabricados e exportados pelo porto: o suco de laranja concentrado, chamado de COJ (suco de laranja concentrado) e o NFC (suco de laranja não-concentrado). Ambos são transportados em caminhões-tanque. O concentrado à temperatura de 10º negativos,  tornando o produto viscoso, porém não congelado.

 

Ao chegar no armazém dentro porto, o suco de laranja concentrado é bombeado através de mangotes atóxicos - específicos para alimentos - de dentro dos caminhões para grandes tanques de aço inoxidável localizados em uma enorme câmara refrigerada mantida à temperatura de 15º negativos, conhecida como tank farm. O tempo dessa operação dura, em média, uma hora e meia. 

 

Depois de feita a análise dos lotes do produto, a transferência para dentro dos navios  está liberada. Dos tanques com capacidade para até 1.000 toneladas, esse suco está pronto para ser embarcado. Por meio de uma linha de transferência, conhecida como sucoduto (um tubo de cerca de trinta centímetros), o produto é bombeado a uma temperatura de zero grau para os navios. O principal destino do suco de laranja é a Europa  (principalmente a Alemanha), os Estados Unidos, a Ásia e a Austrália.

 

É importante salientar que as unidades de estocagem necessitam de bons sistemas de amostragem e laboratórios bem equipados para verificação da qualidade final antes do embarque. O produto concentrado é bastante estável e resistente à contaminação.

Mesmo assim, o controle asséptico é feito rigorosamente. Toda a operação logística e operacional é monitorada por um sofisticado sistema tecnológico distribuído pelas salas de controle onde podem ser visualizados os desenhos dos tanques, as bombas em funcionamento, ou seja, todo o controle de descarga do suco de laranja e do carregamento dos navios. Ao todo 90 funcionários trabalham no terminal.

 

A exportação do suco de laranja é feita em navios graneleiros capacitados para 40 mil toneladas de suco e dotados de um sistema de tanques frigoríficos comparáveis aos tank farms do porto. Dessa maneira, o produto é levado para diversos destinos em vários portos do mundo. Por exemplo para os da Europa, a viagem dura cerca de 12 dias.

 

Já a chegada do NFC ao Porto de Santos aconteceu no ano 2000, quando entrou em operação através do Grupo Fischer o primeiro terminal marítimo de estocagem de suco de laranja não-concentrado. Este produto não é congelado e nem possui conservante. O seu processo de armazenagem é delicado pois depois de levar quatro horas para ser pasteurizado qualquer contato com o ar pode comprometer a qualidade do produto.

 

Conheça os benefícios do suco de laranja

 

O consumo de dois copos e meio de suco de laranja é capaz:

 

1- satisfazer a necessidade diária de vitamina C no organismo;

2- fortalecer o sistema imunológico;

3- baixa o colesterol no sangue;

4- prevenir gripes e resfriados;

5- retardar o envelhecimento precoce da pele.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome