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A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) teve reconhecida a imunidade quanto ao recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que a prefeitura de Santos queria cobrar da companhia. Por votação majoritária, o Plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu, nesta quarta-feira (25/8), o direito da Codesp.
Três vagões carregados de celulose tombaram e um deles descarrilou ontem, por volta das 6h, em uma via férrea localizada na Vila Dutra, em Bauru. A composição, com 43 vagões ao total, seguia de Três Lagoas (MS) para Santos (SP). A ALL (América Latina Logística), empresa responsável pela malha férrea, esteve no local para fazer a liberação da composição. Ainda não se sabe sabia o que teria provocado o tombamento dos vagões. Foi aberta uma sindicância para averiguar as causas do acidente. Ninguém saiu ferido.A assessoria de imprensa da ALL divulgou que a empresa vem investindo em obras desde 2006 com o intuito de aumentar a segurança e a produtividade da malha ferroviária paulista. Apenas na cidade de Bauru serão aplicados R$ 2 milhões até o final deste ano. De acordo com a empresa, dois mil dormentes (peças utilizadas para fixação dos trilhos) estão sendo trocados mensalmente. Para a realização desse trabalho, colaboradores da empresa monitoram os pontos críticos diariamente e informam a localização exata de eventuais anomalias nos trilhos. Em seguida, entram as turmas de manutenção. “Além de melhorar a produção, um dos nossos principais objetivos com esse investimento é alcançar índice zero de acidentes”, afirma o gerente da Unidade de Produção da ALL, Régis Peixe.Ainda segundo a empresa, entre 2000 e 2009 o volume de produtos transportados via ferrovia em Santos cresceu 663%, saltando de pouco mais de dois milhões de toneladas para mais de 15 milhões. Somente no mês de maio, mais de um milhão de toneladas de produtos com destino a Santos foram transportadas pelo trecho que corta a cidade de São Carlos.
A sobrevida das micro e pequenas empresas melhorou. Pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) mostra que a taxa de mortalidade nos cinco primeiros anos de atividade desse segmento empresarial está em 58%. O dado é alarmante, mas demonstra uma queda elevada na comparação com 2000. Naquele ano, 71% das empresas abertas fechavam as portas antes de completar cinco anos.
O Centro Nacional de Navegação Transatlântica (CNNT), associação que congrega principalmente armadores e agentes de navegação, não tem aval jurídico para representar ou falar em nome de seus associados em quaisquer assuntos de ordem econômica no Brasil, conforme sentença emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, favorável à ação movida pela Unipilot – União dos Práticos da Bacia Amazônica Oriental Ltda.