Meio Ambiente

O projeto Aves no Porto, desenvolvido pelo site PortoGente há três anos, continua rendendo frutos no meio acadêmico e cumprindo seu papel de se tornar uma referência para quem deseja saber um pouco mais sobre as espécies que habitam as margens portuárias de Santos e de Guarujá, que abrigam ao mesmo tempo um rico ecossistema e o maior porto de América Latina.

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Após quatro anos de debates, a Agenda Ambiental do Porto de Santos finalmente será formulada pela equipe da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e entregue às mãos da direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A festa de encerramento será realizada no próximo dia 31, onde 16 propostas colhidas estarão dispostas na mesa para a redação final. A maior luta dos organizadores, entretanto, ainda estará por vir: fazer com que a docas santista não engavete o trabalho e aproveite pouco ou nada do que foi discutido.

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O alerta está dado e vem de uma fonte especializada no tema. De acordo com o professor universitário Fábio Giordano, coordenador do Projeto EcoManage da Universidade Santa Cecília, o nível do mar deve subir 33 centímetros até 2100. E se o homem não cuidar do meio ambiente como deve, este estrago pode atingir até 1,5 metro, o que mudaria completamente a rotina de operações no Porto de Santos.

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O mundo se volta, tarde ou não, para os assuntos do Meio Ambiente. Muito se tem falado em “aquecimento global”, “escassez de água”. Enquanto se discute o tema, a poluição e seus diversos e vários danos ambientais continuam acontecendo. É o caso dos portos. Para o professor Luciano Pereira de Souza, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em entrevista exclusiva ao PortoGente, existe a necessidade de transparência e possibilidade de participação da população na tomada de certas decisões que envolvem riscos ambientais.

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“Não basta preservar, tem que melhorar”. A frase do doutor em saúde ambiental e coordenador da Agenda Ambiental para o Porto de Santos, Ícaro Cunha, reforça a preocupação do setor portuário e da sociedade em geral com a qualidade do meio ambiente. Parte de uma política nacional que vem sendo desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Agenda Ambiental ainda é incipiente e somente está sendo debatida nos portos de Santos e Rio Grande.

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