Dia a Dia
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A infraestrutura de transporte é o alicerce de uma economia robusta, especialmente em um cenário de crescente globalização e expansão comercial. Nesse contexto, o desenvolvimento da infraestrutura portuária torna-se peça-chave para facilitar o fluxo eficiente de pessoas e cargas, impulsionando o crescimento econômico. Portos e seus acessos que operam de forma ineficiente dificultam a competitividade, elevam os custos logísticos e limitam o potencial de expansão do comércio exterior brasileiro.
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É a situação do transporte rodoviário de cargas, vulgo TRC. Retratada pela CNT, é “por fora bela viola”: uma paisagem nacional cor de rosa, com nuvenzinhas que teimam em permanecer (mas nada lá muito preocupante)
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Um planejamento portuário eficiente estabelece estratégias e diretrizes de médio e longo prazo, visando garantir o sucesso e a competitividade de um porto em constante evolução.
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Stellio é um simpático lagartinho que não integra a família dos camaleões mas tem a mesma capacidade de mudar de cor, para enganar os insetos que pretende engolir.
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Com o projeto original elaborado pela Dersa em 2014 e atualizado em 2023, o tão esperado Túnel Santos-Guarujá começa a tomar forma. A Cetesb já está analisando a viabilidade ambiental do EIA-RIMA apresentado, enquanto a Assembleia Legislativa do Est. de S.P. (Alesp) aprovou recentemente o projeto de lei que autoriza o Governo de São Paulo a firmar uma PPP (Parceria Público-Privada). A expectativa é que o edital seja lançado em março de 2025, com a licitação prevista para julho do mesmo ano.