Sábado, 21 Dezembro 2024

Dia a Dia

Ela vai e volta, com o sopro do vento, a força da água, um empurraozinho da Lua. É sempre diferente, mas também é sempre a mesma. Às vezes, um pouco mais forte, mais alta, mais rápida, logo se acalmando, para retornar forte como uma borrasca. A paisagem volta ao que era. Ainda assim, sempre um pouquinho mudada. Mas não, não é poesia, nem é exatamente sobre ondas o tema de hoje.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

A inauguração do Porto de Chancay, no Peru, pelo presidente chinês Xi Jinping, em 14 de novembro, marcou um novo capítulo na influência chinesa no comércio marítimo sul-americano.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O mercado financeiro costuma precificar os eventos positivos ou negativos com potencial de afetá-lo, como a fala de Trump ameaçando sobretaxar em 100% os produtos do país que abandonar o dólar. Decerto que uma reação também precificada pelo mercado é a assinatura (enfim!) do tratado Europa/Mercosul, criando um novo mercado que permitiria um diálogo mais "robusto" e igualitário com o futuro presidente estadunidense. Teríamos então um 'clinch'?

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Sem sombra de dúvida, o seminário “Modernização dos Portos Lanterna na Popa e na Proa”, pauta um debate importante do comércio marítimo da principal hinterlândia do hemisfério Sul.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Dois vendedores de calçados chegam à África. População descalça. Um fica decepcionado, ninguém usa sapatos. Outro fica maravilhado com o enorme potencial desse mercado. “Velha história... e daí?” Ora, qual é a posição do Brasil em relação àquele continente? Esperar que a China - que já abriu os olhos faz tempo - tome conta de tudo? Ou calçar as chuteiras para o jogo, estudar as regras e vencer o campeonato?

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!