• De acordo com Rosana, o objetivo da criação da Frente Parlamentar é reunir os congressistas para discutir o futuro do Porto de Santos junto aos trabalhadores, empresários e sociedade civil. O foco da iniciativa estará na adoção do modelo de gestão a ser implantado na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para que a região tenha a "expansão necessária para se adequar aos novos rumos do País, sempre defendendo os interesses do cais santista"

  • A Portaria 530, publicada em 13 de agosto de 2019 pelo Ministério da Infraestrutura, é mais uma prova de resiliência cultural do Brasil pela reflexão sobre a compreensibilidade do marco legal da atividade portuária, qual seja, a Lei 12.815, de 5 de junho de 2013

  • Resultado positivo foi de R$ 63,5 milhões. Aumento de receita e controle de custos garantiram o desempenho

  • O crescimento é influenciado pelos granéis sólidos, responsáveis por 84,4% da movimentação total, com destaque para ferro gusa e trigo, operados no Porto do Rio de Janeiro; e minério de ferro e carvão, operados no Porto de Itaguaí.

  • Os textos publicados no e-book resultam de projetos de pesquisa de estudiosos que investem seu saber no estudo dos trabalhadores nos portos, incluindo experiências aplicadas no Chile e em Portugal

  • Ao longo do ano de 2018 a Antaq realizou leilões de terminais e instalações portuárias, alguns deles em portos importantes, e a concorrência, de modo geral, atraiu pouquíssimos investidores. Na análise de Miller, os altos custos dos contratos e a crise institucional brasileira são os principais motivos que ocasionaram o baixo interesse do mercado.

  • O modelo ideal, ou pelo menos mais eficiente, de gestão dos portos brasileiros é alvo de debates acalorados por todo o País. Para contribuir e subsidiar os interessados no tema, o Blog apresenta hoje o competetente estudo comparado "A governança dos portos brasileiros", de autoria de José Tavares de Araujo Jr., publicado pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), em julho de 2018

  • O diretor-presidente da Una Marketing de Eventos, Fabrício Julião, afirma que a programação do evento irá abordar as discussões que envolvem o modelo de gestão dos portos brasileiros, seja ele de controle público ou privado. "Precisamos de um canal de discussão para trazer esse debate e inovação ao setor, falar de temas importantes como tecnologia, gestão, regulamentação. Queremos um evento proativo que possa contribuir para iluminar todas essas questões"

  • O fato: O 2º leilão para arrendamentos portuários, no ciclo da Nova Lei dos Portos,não foi realizado. Estava previsto para ocorrer na Bovespa em 31/MAR/2016,envolvendo6 áreas/instalações no Pará (1 em Vila do Conde – a que foi retirada do leilão de DEZ/2015 (02; 03) por falta de interessados, 2 em Santarém e 3 em Outeiro).

  • O caso policial que se assistiu no Porto de Santos por conta da investigação pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar a atuação de uma organização criminosa na Codesp, abrange serviços de digitalização de documentos e dragagem

  • Em abril vai fazer três anos que ocorreu o incêndio no terminal da Ultracargo, o maior na história do Porto de Santos e que ainda não se apagou em muitas memórias, deixando marcas indeléveis na natureza e no social.

  • Investimentos na ordem de bilhões de reais foram postos em espera sem um horizonte definido, renovações de contrato, expansões e adensamento de terminais se arrastaram por anos, perdendo todos os prazos e trazendo insegurança aos investidores

  • Um dos mais bem avaliados ministros do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Tarcísio Gomes de Freitas, líder da pasta da Infraestrutura, aposta em acelerar os projetos lançados pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para aumentar os investimentos e a eficiência no setor portuário brasileiro

  • Os profissionais que lidam com o transporte marítimo no Brasil carecem de publicações acadêmicas e precisam lidar com um Judiciário pouco preparado para decidir acerca de questões que envolvem a disciplina

  • Um dos motivos que levou Tarcísio a ser escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi sua atuação como secretário de Coordenação de Projetos na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), afinal o Ministério terá como competência estabelecer diretrizes e definir prioridades dos programas de investimentos no setor de transportes

  • O WebSummit Nova Abertura dos Portos consultou o ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e agora publica a visão do entrevistado, que considera "falido" o atual modelo de administração dos portos e lamenta o distanciamento do "modelo da saudosa Portobras"

  • Há mais de 10 anos, quem visitasse Roterdã, na Holanda, um certo terminal portuário de contêiner com equipamentos automatizados se sentiria assistindo a um filme de ficção científica. Um ambiente silencioso e sem a presença de ser humano, onde contêineres circulavam sobre pranchas sobre rodas na área de operações, em movimentos sincronizados e otimizados

  • O engenheiro naval Nelson Luiz Carlini, um dos mais respeitados consultores do País em logística portuária e navegação, está preocupado com a revisão da Resolução nº 2.389 de 2012, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que estabelece os parâmetros à prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres nos portos.

  • Com o intuito de disponibilizar uma ferramenta útil ao mercado nacional e internacional, Portogente e Milene Zerek Consultoria unem suas expertises para a criação de uma Plataforma digital que reúne atendimento jurídico e consultoria de mídia voltada para a comercialização de áreas e terrenos a serem utilizadas no mercado portuário e logístico

  • Você conhece ou ao menos desconfia quais são os 10 principais portos do Brasil? Confira abaixo e se surpreenda com o resultado. Primeiro, observemos algumas informações para melhor análise e comparação com o Brasil e o resto do mundo para, então, olhar a classificação em si.