• O acordo firmado com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc) permitirá ao porto a ampliação de sua zona primária, área utilizada para armazenamento, cargas e descarga dos contêineres, com desapropriações para anexar o Centro Alfandegário

  • O Porto de Santos (SP) lançou, recentemente, um programa de capacitação ao seu corpo técnico, em diversas áreas afetas à gestão portuária, em parceria com o portal de logística Portogente. Ao ampliar essa iniciativa aos colaboradores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em sintonia com os seus interesses, objetivos e estratégias, vai contemplar todo o seu setor portuário. Sem dúvida, um passo inovador e fundamental para a produtividade do capital.

    Portogente é hoje o maior e mais acessado portal de transportes e logística do Brasil, com alcance internacional, e conta com mais de 83 mil alunos inscritos. Seus cursos ministrados online, por meio de plataforma avançada permite ao aluno acesso aos conteúdos, tirar dúvidas, participar de bate-papos e de fóruns, receber orientação e ser avaliado em quaisquer hora e local. Detalhes que fazem a diferença nos dias de hoje.

    O comércio global e a globalização são determinantes de centenas de variáveis, entre as quais a maneira de fazer comércio. Encolher o tamanho do mundo, aumentando a velocidade ou a capacidade dos navios, é um modo de tornar mais ágil a cadeia de suprimentos. Em suma, reduzir ao mínimo o tempo em que o capital de giro fica atrelado a mercadorias em trânsito.

    Aumento dos navios e consequente demanda de maior velocidade dos portos e terminais resultam em pressão nos custos operacionais e dos investimentos. Ante esse cenário de mudanças, a primeira tarefa da administração é definir quais os resultados esperados do empreendimento a seus cuidados.

    A recem empossada diretoria do Porto de Santos ao profissionalizar a gestão da empresa, ao investir na motivação, satisfação e produtividade das pessoas, demonstra que, lembrando Peter Drucker, o meio de produção é o conhecimento. Ao tratar os custos de mão obra como investimento, a Codesp produz resultados para modificar a sociedade. Exemplo de administração a ser seguido.

  • Realisticamente falando, a iniciativa do presidente do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, de abrir um escritório comercial na China, no segundo semestre deste ano, vai ampliar as oportunidades e fortalecer o posicionamento do Brasil no mercado global. Pois, como afirmou o vice-Presidente Hamilton Mourão: China não é ameaça, e sim parceiro estratégico.

  • A Porto do Açu Operações e o porto chinês de Guangzhou assinaram um Acordo de Cooperação com o objetivo de compartilhar as melhores práticas e conhecimentos sobre operações e gestão portuária, além de fortalecer a cooperação em investimentos e desenvolvimento de negócios

  • A era digital e a Internet promoveram maiores velocidade e capacidade de processamento e de análise desses rastros. Assim, o Portolão, como combate a corrupção, é o primeiro passo eficaz da reforma portuária

  • O procurador do Ministério Público Federal Thiago Lacerda Nobre, Chefe da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, inicia uma faxina que há muito se esperava fosse feita no Porto de Santos e deve se estender aos demais portos do Brasil

  • O assim denominado Arco Norte, de acordo com estudo desenvolvido pela Câmara Federal, envolve os portos localizados na região de Porto Velho, em Rondônia, passando pelos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão. Uma visão mais abrangente, todavia, também agrega a este grupo os portos localizados nos estados da região Nordeste

  • Surpreende que, passados 80 dias de governo Bolsonaro, o que se anuncia como planejamento para os portos brasileiros não expressa a mínima possibilidade de alcançar, nos próximos quatro anos, os patamares dos portos asiáticos

  • A quem servem as atuais diretorias dos portos do Brasil? Repetindo o passado, são indicações pessoais desalinhadas dos objetivos dos portos e justificadas por argumentos absolutamente anacrônicos em relação à evolução do comércio global.

  • Padilha, segundo os sindicalistas, escutou atentamente as ponderações feitas pelos representantes dos trabalhadores, e afirmou que, apesar da questão ser de responsabilidade do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, trabalhará para atender o pleito inicial da Federação de prorrogar por 90 dias a aplicação do aumento da contribuição dos assistidos e dos participantes

  • Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • A análise é do executivo nas áreas de RH, Gestão de Projetos, Planejamento e Qualidade e ex-gerente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Hudson Carvalho, convidado pelo Portogente a participar de um debate sobre a descentralização da gestão dos portos brasileiros

  • Celebrando os 211 anos de Abertura dos Portos às Nações Amigas, Portogente lança o projeto Comunidades Portuárias. O mundo portuário vive um momento de aceleração, impulsionado por novas tecnologias. A onipresença da Internet estabelece novos padrões de concorrência e competitividade nos mercados internacionais. Reinventar é preciso.

  • Quem se deu ao trabalho de dar um vistaço nos jornalões deste final de semana perceberá, absurdamente, que para o governo e aliados sobraram notícias boas, patrocinadas, em grande parte, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

  • O evento será realizado a partir das 8h30 no auditório do Alice Vitória Hotel e terá como objetivo "discutir os cenários político e econômico [no Brasil] e traçar soluções para a valorização do trabalho portuário"

  • A grande mídia brasileira, no meio da semana, foi povoada (01, 02, 03, 04, 05, 06) com manchetes do tipo: “TCU libera governo para leiloar a ‘Rodovia do Frango’” (BR-476/153/282/480/PR/SC). Várias delas tomaram o cuidado de incluir o aposto: “... com ressalvas”. Algumas o detalharam: “TCU impõe 39 mudanças em edital para liberar...”.

  • Foram 600 mil toneladas movimentadas nos oito primeiros meses de 2018, totalizando 1,3 milhão de toneladas em dois anos de operação

  • Explorando as mais diversas ferramentas disponíveis na Internet, a equipe do Portogente publica questionários, pesquisas e listas com a intenção de aprimorar o conhecimento do público que acessa o site