Quinta, 28 Março 2024
  • Lista destaca três dos projetos mais avançados do PPI ligados aos portos brasileiros

    Um dos mais bem avaliados ministros do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Tarcísio Gomes de Freitas, líder da pasta da Infraestrutura, aposta em acelerar os projetos lançados pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para aumentar os investimentos e a eficiência no setor portuário brasileiro

  • Livro apresenta questões relativas ao transporte marítimo

    Os profissionais que lidam com o transporte marítimo no Brasil carecem de publicações acadêmicas e precisam lidar com um Judiciário pouco preparado para decidir acerca de questões que envolvem a disciplina

  • Medidas da MP 945 e impactos nas operações portuárias no Brasil

    A MP elenca ainda quais trabalhadores portuários não poderão ser escalados para desempenhar suas funções, como por exemplo, aqueles que apresentem os sintomas compatíveis com Covid-19, com idade superior a 60 anos, que possuam doenças preexistentes, dentre outras situações

  • Ministério da Infraestrutura: quem é o ministro, competências, desafios e entidades vinculadas

    Um dos motivos que levou Tarcísio a ser escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi sua atuação como secretário de Coordenação de Projetos na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), afinal o Ministério terá como competência estabelecer diretrizes e definir prioridades dos programas de investimentos no setor de transportes

  • Modelo "falido" de gestão precisa de CAP forte e priorizar expertise portuário

    O WebSummit Nova Abertura dos Portos consultou o ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e agora publica a visão do entrevistado, que considera "falido" o atual modelo de administração dos portos e lamenta o distanciamento do "modelo da saudosa Portobras"

  • Mudança à vista nos portos brasileiros

    As decisões tomadas por autoridades públicas controlam os atos da administração, pelo menos quando o mecanismo está funcionando como deveria, tão rigidamente quanto as instruções codificadas no software que controla a ação de um robô

  • Navegação e portos em inovação

    Há mais de 10 anos, quem visitasse Roterdã, na Holanda, um certo terminal portuário de contêiner com equipamentos automatizados se sentiria assistindo a um filme de ficção científica. Um ambiente silencioso e sem a presença de ser humano, onde contêineres circulavam sobre pranchas sobre rodas na área de operações, em movimentos sincronizados e otimizados

  • Novos gargalos para os portos brasileiros

    O engenheiro naval Nelson Luiz Carlini, um dos mais respeitados consultores do País em logística portuária e navegação, está preocupado com a revisão da Resolução nº 2.389 de 2012, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que estabelece os parâmetros à prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres nos portos.

  • O debate da reforma portuária acontece aqui

    A reforma portuária é urgente e deve ser fundamentada nas razões de ser de um porto. Caso contrário, será polêmica e mal-acabada. E o comércio não atura desaforo. Escutar suas necessidade e desejos significa levar em conta sua herança milenar, cuja origem remonta milhares de ano.

  • Oportunidades e novos negócios portuários no Brasil

    Com o intuito de disponibilizar uma ferramenta útil ao mercado nacional e internacional, Portogente e Milene Zerek Consultoria unem suas expertises para a criação de uma Plataforma digital que reúne atendimento jurídico e consultoria de mídia voltada para a comercialização de áreas e terrenos a serem utilizadas no mercado portuário e logístico

  • Os 10 principais portos do Brasil [com infográfico]

    Você conhece ou ao menos desconfia quais são os 10 principais portos do Brasil? Confira abaixo e se surpreenda com o resultado. Primeiro, observemos algumas informações para melhor análise e comparação com o Brasil e o resto do mundo para, então, olhar a classificação em si.

  • Os 5 portos públicos que mais movimentaram cargas em 2018; Itaqui tem bom avanço

    Entre os portos que mais cresceram, destaque para o Porto do Itaqui, no Maranhão, totalizando 22.338.213 toneladas em 2018 e crescendo 16,87% no volume total em relação ao ano anterior

  • Plataforma do Portogente indica áreas à venda para negócios portuários

    Com o objetivo de fomentar oportunidades e novos negócios no Brasil, Portogente lançou a plataforma digital "Áreas Portuárias e Logísticas". A ferramenta oferece ao mercado consultoria portuária e de marketing digital para a comercialização de áreas e terrenos com potencial de uso em regiões próximas a portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.

  • Poligonais de 16 portos organizados brasileiros são modificadas por Portarias

    Revisão propicia expansão de terminais de uso privado e oferece maior segurança jurídica aos investidores e às autoridades portuárias locais

  • Portaria 574 disciplina descentralização dos portos e cria Índice de Gestão

    A descentralização do processo decisório é uma reivindicação de décadas da comunidade portuária brasileira, na busca de estabelecer decisões mais ágeis e transparentes no setor

  • Portaria do Ministério da Infraestrutura é ferramenta para desobstrução de investimentos

    A Portaria 530/2019-Minfra busca acelerar a análise dos investimentos na infraestrutura portuária e a análise de renovações de arrendamentos, onde, de acordo com dados da SNPTA, poderemos estar destravando investimentos da ordem de R$ 5,3 bilhões até o ano de 2020. O que torna o País elegível, ao menos na infraestrutura portuária, a responder satisfatoriamente ao tão esperado upturn da economia

  • Porto ágil também depende da valorização da mão de obra

    Aumentar a competitividade dos portos para ajudar o desenvolvimento do País implica em qualificar sua principal força motora, que é o trabalhador. A opinião é do presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários (Fenccovib), Mário Teixeira, que admite conquistas, mas também o muito que se precisa fazer para valorizar a mão de obra diante dos novos processamentos de carga, de equipamentos e a modernização das embarcações.

    O sindicalista acha que a Lei dos Portos 12.815, implantada em 2013, avançou ao explicitar “a necessidade de qualificação dos trabalhadores e a obrigação das operadoras promoverem formação profissional”. Mas diz que, na prática, “os portuários querem revisão e modernização nos planos, nos currículos e na forma de aplicação dos cursos de qualificação”.

    Segundo o dirigente, as categorias reivindicam a criação de centros de treinamentos regionais que disponham de simuladores modernos para capacitar operadores de portêineres, MHC (guindaste móvel), transtêineres, pontes rolantes, empilhadeiras modernas etc. E acrescenta: “Queremos a melhoria do grau de escolaridade dos portuários, com aplicação de curso de língua estrangeira.”

    Fórum
    O dirigente considera o Fórum Nacional Permanente de Qualificação do Trabalhador Portuário um ponto de apoio para alavancar essas questões. “É nessa instância que a segurança nas operações portuárias, no que diz respeito à mão de obra dos trabalhadores – principalmente no âmbito do Órgão Gestor de Mão de Obra(Ogmo) – tem sido tratada.”

    Instituído pelo Decreto 8.033/2013, o fórum é composto por representantes de trabalhadores, operadores e vários

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  • Porto de Itajaí firma financiamento de R$ 21 milhões para ampliar retroárea em 35 mil m²

    O acordo firmado com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc) permitirá ao porto a ampliação de sua zona primária, área utilizada para armazenamento, cargas e descarga dos contêineres, com desapropriações para anexar o Centro Alfandegário

  • Porto de Santos agiliza talentos logísticos

    O Porto de Santos (SP) lançou, recentemente, um programa de capacitação ao seu corpo técnico, em diversas áreas afetas à gestão portuária, em parceria com o portal de logística Portogente. Ao ampliar essa iniciativa aos colaboradores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em sintonia com os seus interesses, objetivos e estratégias, vai contemplar todo o seu setor portuário. Sem dúvida, um passo inovador e fundamental para a produtividade do capital.

    Portogente é hoje o maior e mais acessado portal de transportes e logística do Brasil, com alcance internacional, e conta com mais de 83 mil alunos inscritos. Seus cursos ministrados online, por meio de plataforma avançada permite ao aluno acesso aos conteúdos, tirar dúvidas, participar de bate-papos e de fóruns, receber orientação e ser avaliado em quaisquer hora e local. Detalhes que fazem a diferença nos dias de hoje.

    O comércio global e a globalização são determinantes de centenas de variáveis, entre as quais a maneira de fazer comércio. Encolher o tamanho do mundo, aumentando a velocidade ou a capacidade dos navios, é um modo de tornar mais ágil a cadeia de suprimentos. Em suma, reduzir ao mínimo o tempo em que o capital de giro fica atrelado a mercadorias em trânsito.

    Aumento dos navios e consequente demanda de maior velocidade dos portos e terminais resultam em pressão nos custos operacionais e dos investimentos. Ante esse cenário de mudanças, a primeira tarefa da administração é definir quais os resultados esperados do empreendimento a seus cuidados.

    A recem empossada diretoria do Porto de Santos ao profissionalizar a gestão da empresa, ao investir na motivação, satisfação e produtividade das pessoas, demonstra que, lembrando Peter Drucker, o meio de produção é o conhecimento. Ao tratar os custos de mão obra como investimento, a Codesp produz resultados para modificar a sociedade. Exemplo de administração a ser seguido.

  • Porto de Santos anuncia conclusão de obras em pier destinado a graneis líquidos

    O Pier 1 é destinado à movimentação de graneis líquidos no Porto de Santos e as obras foram iniciadas nos últimos dias de 2019

 

 

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