Terça, 30 Abril 2024

Edésio Elias Lopes

Doutorando do programa de engenharia civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o título de Mestre em Engenharia.

Com este artigo, começamos uma nova série voltada para o planejamento de transportes. O tema cabe em diferentes situações e é constituído de um processo dinâmico onde os objetivos de curto, médio e longo prazos são estabelecidos e equacionados em função dos recursos disponíveis e das metas que se deseja alcançar. Os principais objetivos são listados abaixo:

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Para finalizar a série de artigos voltados ao desenho urbano, apresentamos um tema citado como opção para melhoria no traçado urbano das cidades e principalmente no fluxo desordenado de veículos na mesmas: a ciclovia.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A Figura 03 representa o projeto de Maurício Roberto que ficou em terceiro lugar no concurso, sendo baseado em sete unidades urbanas com 72.000 pessoas cada uma, podendo se expandir para 10 ou 14 unidades. Cada unidade teria o formato de um círculo com 2.400 metros de diâmetro, e teria todos os serviços básicos de uma cidade.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Continuando a série de artigos voltados ao desenho urbano, apresentamos os principais projetos propostos para a execução de Brasília, marco do desenho urbano no século XX.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Dando continuidade à série de artigos voltados a desenho urbano, a coluna Porto e Universidade apresenta  palestra de mais um grande arquiteto brasileiro, Ciro Pirondi, baseada na atuação da arquitetura no desenho das cidades.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!