Segunda, 20 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre desenho urbano, serão apresentados hoje alguns conceitos e definições referentes a um meio de urbanização muito discutido e estudado: as favelas.

A ONU-Habitat define favela como um grupo de indivíduos que vivem sob o mesmo teto em uma área urbana onde falta um ou mais dos seguintes itens:

1. Habitação permanente capaz de proteger das condições climáticas extremas.

2. Espaço suficiente com no máximo três pessoas compartilhando o mesmo quarto.

3. Acesso à água potável em quantidades suficientes e a preço acessível.

4. Acesso ao saneamento adequado na forma de banheiro privado ou público, compartilhado por um número razoável de pessoas.

5. Segurança de posse da propriedade, invalidando despejos forçados.

Em função desta definição, constata-se que infelizmente existem no mundo inúmeras regiões providas de favelas. Na Figura 01, é possível visualizar a distribuição representada em porcentagem dessas áreas. Através da análise da Figura 01, percebe-se que há uma grande concentração deste tipo de urbanização em áreas do hemisfério sul, com destaque para o continente africano.


Figura 01 – valores em % da população urbana vivendo
em favelas (dados de 2005 - fonte: ONU-HABITAT)

De acordo com a Figura 01, o Brasil possui entre 20 e 30% da população vivendo em favelas. Esta afirmação tem relação com a migração desordenada da população rural para as grande cidades brasileiras ocorrida nas últimas décadas.

As favelas cresceram graças à falta de acesso aos terrenos com condições mínimas de habitabilidade, principalmente nas chamadas áreas de risco, locais ambientalmente perigosos que podem apresentar, por exemplo, grandes declividades e encostas de morro sujeitas a desabamento.

Há, também, os casos de favelas localizadas em fundos de vales, passíveis de enchentes ou de inundação, ou ainda em áreas de mangue, no caso das cidades localizados no litoral.

A Figura 02 ilustra a favela mais famosa do país, a Rocinha, no Rio de Janeiro.


Figura 02 – Brasil – Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro

O surgimento de favelas no Brasil está ligado com diversos fatores que podem ser associados ao passado brasileiro. No próximo artigo iremos dissertar sobre este tema apresentando características que justificam tal perfil de urbanização.

Referências
http://www.unhabitat.org

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!