Sexta, 17 Mai 2024

Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.


Figura 03 - Maurício Roberto: Brasília, Cidade Geométrica

A Figura 03 representa o projeto de Maurício Roberto que ficou em terceiro lugar no concurso, sendo baseado em sete unidades urbanas com 72.000 pessoas cada uma, podendo se expandir para 10 ou 14 unidades. Cada unidade teria o formato de um círculo com 2.400 metros de diâmetro, e teria todos os serviços básicos de uma cidade.

Previa-se que os habitantes iriam se locomover a pé, pois morariam próximo ao local de trabalho. Pensava-se que na possível implantação do projeto haveria pouca necessidade de veículos particulares ou coletivos


Figura 04 - Rino Levi: Brasília, Cidade dos Mega-Edifícios

A Figura 04 ilustra o projeto do arquiteto Rino Levi, sendo composta por 18 mega-edifícios de 50 andares cada um. Cada um destes prédios iria abrigar 16.000 pessoas e teria centrais comerciais e de vigilância internos. Ao redor destes prédios não existiriam outros prédios residenciais e nem casas, somente parques, estradas, escolas, policiamento e hospitais.

Uma das características do projeto ditava que a maioria da população seria concentrada num raio de pouco mais de um quilômetro. Portanto, previa-se que o acesso dos residentes dos superblocos à maioria dos edifícios públicos seria também feita a pé.

O Plano Piloto (projeto vencedor), foi transformada em Patrimônio Mundial da UNESCO em função da importância da cidade para a arquitetura mundial, tornando a cidade de Brasília a maior área de patrimônio histórico do mundo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!