Sábado, 11 Mai 2024

Dando continuidade à sequência de artigos sobre sensoriamento remoto, hoje será apresentado o LIDAR (Light Detection and Ranging), tecnologia popularizada no Brasil com o nome de Laser Scanner.

O sistema de varredura LIDAR (Laser Scanning) aerotransportado trata-se de um método para a determinação de coordenadas tridimensionais de pontos na superfície da terra. Seu funcionamento baseia-se na utilização de um pulso de laser que é disparado na direção da superfície.

Ao atingir a superfície, parte do sinal emitido é refletido na direção do sensor que mede tanto a intensidade do sinal de retorno, como também o tempo decorrido entre a emissão e a captação. Essas informações são essenciais para o cálculo sensor-objeto e possibilitam, por exemplo, a geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE) e Modelos Digitais do Terreno (MDT), conforme as figuras abaixo.
 

Modelo Digital de Elevação (MDE) e Modelo Digital do Terreno (MDT)

A utilização LIDAR em levantamentos batimétricos é possível através do envio de diferentes pulsos à superfície, como demonstra a próxima ilustração. O laser vermelho não penetra na água obtendo informações do comportamento da lamina d’água, já o pulso verde penetra, obtendo assim informações do leito do rio.
 

Utilização do LIDAR para execução de levantamento batimétrico

Entre as vantagens da utilização do LIDAR em comparação com o sonar (método de levantamento Batimétrico bastante utilizado) é a abrangência do mesmo. Como pode ser visto na figura baixo, o LIDAR (aeronave) possibilita uma cobertura maior e mais flexível que o sonar (barcos). 


Comparação de abrangência do LIDAR aerotransportado e o
sonar (levantamento convencional)

As ilustrações a seguir, representam o resultado do levantamento LIDAR abrangendo a superfície terrestre e aquática.
 

Exemplos de imagens de levantamentos terrestres e batimétricos

O levantamento batimétrico é de extrema importância na regência do porto, devendo inclusive ser executado periodicamente, pois possibilita o monitoramento do canal de acesso portuário; o diagnóstico de possível assoreamento no canal e berço; a previsão e planejamento de execução de dragagem; entre outros.

Sites visitados em 05/01/2011
http://www.aeromapss.com/Shoals%20Presentation.ppt
http://www.nauticalcharts.noaa.gov/csdl/learn_hydroequip.html
http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.00.45/doc/3645-3652.pdf

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