Diante da triste calamidade que afeta municípios e populações no Rio Grande do Sul, o Banco Santander anunciou as primeiras medidas de adequação de prazos e condições para os clientes de todo o Estado. Entre elas estão:
Pessoa física
Crédito Pessoal: redução em até 20% nas taxas de juros, com até 40 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander;
Cartão de Crédito: prazo de parcelamento de fatura de cartões de crédito ampliado de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio;
Antecipação FGTS: caso tenha saldo no FGTS e adesão ao saque aniversário é possível contratar diretamente no app Santander;
Crédito Imobiliário: possibilidade de postergar as próximas duas parcelas;
Limites de conta: limites de cheque especial implantados não sofrerão redução no mês de maio;
Renegociação: pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao uma renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela, com a possibilidade reduzir até 70% as seis primeiras parcelas, com prazo de até 120 vezes;
Clientes em atraso: não serão feitas ações de cobrança e negativação no mês de maio;
Clientes da Santander Financiamentos: possibilidade de renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela;
Seguros: prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.
Pequenas empresas (MEI/Microempresas)
Capital de Giro: até 59 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander;
Cartão de Crédito: ampliação o prazo de parcelamento de fatura de cartões de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio;
Limites de conta: limites de cheque especial implantados não sofrerão redução no mês de maio;
Renegociação: pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao uma renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela;
Clientes em atraso: não serão feitas ações de cobrança e negativação no mês de maio;
Clientes da Santander Financiamentos: créditos contratados através da Santander Financiamentos, com parcela em dia ou em atraso, terão ofertas de reorganização ou postergação da negativação em até 60 dias;
Tarifas: isenção de tarifa do pacote de serviços de conta corrente no mês de maio;
Seguros: prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.
Médias, grandes e clientes agro
Os especialistas Santander estão contatando os clientes para avaliar condições especiais de apoio de acordo com o porte e tipo de negócio.
Para além das medidas de apoio ao cliente, o Banco criou um Fundo de Ajuda Humanitária, cujo valor será integralmente utilizado para garantir que seus colaboradores, prestadores de serviços e comunidades afetadas tenham apoio para se recuperar de perdas materiais.
Cada real doado por colaboradores, em campanhas de mobilização interna, contará com o um aporte do Banco no mesmo valor, dobrando todos os recursos arrecadados, que serão integralmente revertidos para entidades das esferas pública e do terceiro setor. O Fundo terá, entre suas prioridades, apoiar a reconstrução das localidades atingidas.
O Santander também segue comprometido em direcionar esforços de suas equipes para o restabelecimento e manutenção da prestação de serviços essenciais à população.