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O artigo utilizou estudos de caso para explicar a privatização dos portos de Brisbane, Botany, Kembla, Newscatle e Melbourne, processos realizados desde 2010. O modelo adotado foi o "private landlord port", ou seja, com a autoridade portuária sendo administrada pela iniciativa privada e o Estado mantendo o controle do território portuário (landlord) e a responsabilidade pela regulação da atividade
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Em coletiva de imprensa realizada na sequência da reunião, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou estar "botando para desestatização o maior porto do Hemisfério Sul"
Leia mais: Governo oficializa inclusão da Codesp no Programa Nacional de Desestatização
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A comunidade portuária brasileira está engajada para interpretar e aplicar a minuta aprovada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na última semana, cujo texto "estabelece parâmetros regulatórios a serem observados na prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes nas instalações portuárias". O texto normatiza os critérios para a polêmica cobrança da Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handling Charge – THC) e do Serviço de Segregação e Entrega (SSE), também conhecido como THC-2
Leia mais: Antaq aprova norma com critérios para cobrança do THC e THC-2
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Com o objetivo de fomentar oportunidades e novos negócios no Brasil, Portogente lançou a plataforma digital "Áreas Portuárias e Logísticas". A ferramenta oferece ao mercado consultoria portuária e de marketing digital para a comercialização de áreas e terrenos com potencial de uso em regiões próximas a portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.
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O compromisso verbal foi feito em encontro do diretor-presidente, Casemiro Tércio Carvalho, com a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), realizado na última semana. Apenas 2 dos 14 terminais de granéis atendem à legislação exigida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), criada com o intuito de evitar a dispersão da poeira e do mal cheiro das operações
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