Segunda, 25 Novembro 2024

A direção da Autoridade Portuária de Santos garantiu estar comprometida com a redução de materiais particulados gerados pela movimentação nos terminais de grãos do principal porto da América Latina. O compromisso verbal foi feito em encontro do diretor-presidente, Casemiro Tércio Carvalho, com a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), realizado na última semana. Apenas 2 dos 14 terminais de graneis atendem à legislação exigida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), criada com o intuito de evitar a dispersão da poeira e do mal cheiro das operações.

Encontro foi realizado na sede do Porto de Santos -  Foto: assessoria Rosana Valle
Encontro foi realizado na sede do Porto de Santos - Foto: assessoria Rosana Valle

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A falta de controle das emissões de poeira e mau cheiro já levaram a Cetesb a interditar temporariamente o terminal da Caramuru Alimentos e a multar os terminais administrados por Rumo e Copersucar. De acordo com a deputada do PSB, o objetivo é terminar com o sofrimento de moradores que convivem "há décadas com a poeira e o mau cheiro que vem dos terminais de granéis".

O relatório elaborado pela Cetesb em 2018 sobre a qualidade do ar constatada no estado de São Paulo indica que as "concentrações de partículas inaláveis observadas na estação Santos-Ponta da Praia estão associadas às atividades portuárias, com movimentação de caminhões, transporte e manipulação de grãos e cereais, entre outros. Nessa estação, as maiores concentrações de MP10 são observadas, de maneira geral, em dias com ocorrência de períodos de calmaria, principalmente durante a noite e madrugada, precedidos de ventos provenientes do quadrante Norte-Este".

De acordo com o comunicado enviado pela assessoria de comunicação da parlamentar, o diretor-presidente do Porto de Santos garantiu que irá cobrar de todos os terminais o cumprimento das normas. "O que depender da Autoridade Portuária para melhorar o desempenho de cada terminal, reduzir o particulado, tirar o grão do viário e melhorar o desempenho ambiental dos terminais, será feito. Um porto é eficiente é aquele que respeita o meio ambiente, o cidadão e a relação porto-cidade".

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Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br