Sexta, 31 Janeiro 2025

Notícias do dia

O ministro das Relações Exteriores da França declarou que os oficiais do governo ainda estão analisando as acusações listadas no documento, e que por enquanto não fará comentários sobre a questão.

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Brasília - Os últimos escândalos que surgem na cena política em Brasília, especialmente os que envolveram o banqueiro Daniel Dantas, reascenderam os holofotes sobre a delicada proximidade entre consultores e autoridades. Esse relacionamento coloca em xeque a atividade dos lobistas, que não chega a ser ilegal, mas que acaba sendo utilizado por alguns com métodos pouco republicanos.

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Os 65 municípios localizados às margens ou bem próximos das duas rodovias estão ligados. Em cada grupo de 100 brasileiros, 12 moram nessa mancha. Sua extensão de 11.698 quilômetros quadrados equivale a 0,27% do território brasileiro, mas abriga mais gente do que países como Chile, Bélgica e Holanda. "Hoje não temos uma rodovia, mas uma avenida urbanizada ao longo da Via Anhangüera", afirma o arquiteto Nestor Goulart Reis, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), autor do estudo Urbanização Dispersa e Novas Formas de Tecido Urbano. "O cotidiano das famílias pode se organizar dentro desses 100 quilômetros."

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A companhia de transporte aéreo de cargas brasileira ABSA Cargo aumentou de um para quatro o número de rotas domésticas no País. A intenção é ampliar essa malha para sete rotas até o final do ano. Ela estuda, ainda, adquirir mais um avião cargueiro, elevando a frota para três aeronaves. No total, segundo a ABSA, a ampliação deve elevar as receitas em cerca de US$ 5 milhões por mês.O plano de expansão foi fechado com base no bom crescimento econômico do País. Caso decida realmente comprar um novo avião, o equipamento seria incorporado até a metade do ano que vem à frota, exclusivamente para a operação doméstica da empresa. A companhia ainda não tem definido qual modelo de cargueiro poderia buscar no mercado. Hoje ela utiliza Boeing 767-300F.Com as novas três rotas, a ABSA agora tem vôos entre Manaus e Brasília, Brasília e Campinas, e Manaus e Campinas, todos com saídas às 5ª feiras, além do vôo de Campinas a Recife, às 3ª feiras. Até o final do ano, a companhia planeja mais um vôo na rota Manaus-Brasília. Também devem ser inaugurados vôos entre Confins (MG) e Campinas, Vitória e Campinas e Campinas e Manaus.PassaredoA aérea Passaredo Linhas Aéreas reforçou sua frota com a aquisição de mais duas aeronaves do modelo Brasília EMB 120 Advanced. Os aviões começam a operar ainda este ano, sendo um na primeira quinzena de setembro e o outro em novembro. Assim, a empresa prevê terminar 2008 com seis aeronaves.

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Os portos de Vitória, Praia Mole, Barra do Riacho e Capuaba movimentaram no primeiro semestre 17,8 milhões de toneladas de cargas, sendo que fevereiro foi o mês mais agitado, com 3,2 milhões de toneladas. De janeiro a junho, o porto de Praia Mole movimentou 10,7 milhões toneladas, Barra do Riacho respondeu por 3,8 milhões, seguido do porto de Vtiória com 3,2 milhões e Capuaba com 867 mil toneladas de cargas. No mesmo período do ano passado entre exportação e importação foram 15,3 milhões.Se a movimentação nos portos do Espírito Santo pudesse traçar um perfil de consumo dos capixabas poderia mostrar que a população está comendo menos massas e comprando mais automóveis. Mas não pode! No entanto, segundo dados referentes à embarque e desembarque de cargas no porto de Vitória divulgados pela Codesa, no primeiro semestre de 2008, foram 43.714 veículos aportando no Estado pelo porto de Vitória, um aumento de 199,29% em relação à 2007, que foi de 14.606 unidades. Já o trigo teve redução de 43,46% na importação: foram mais de 300 mil toneladas em 2007 e menos de 170 mil no primeiro semestre de 2008.Os embarques de tubos flexíveis tiveram um incremento de 90,51% em relação ao mesmo período de 2007 e o de produtos siderúrgicos aumentaram 55,29%. O número de embarcações que chegaram ao porto de Vitória também aumentou. Nos seis primeiros meses de 2008 foram 1.252 navios, contra 997 no mesmo período do ano passado.Segundo a Codesa, entre as variáveis que fizeram crescer o volume de mercadorias nos portos de Vitória e de Capuaba está cobrança de tarifas mais acessíveis do que em outros portos do Brasil, como o de Santos, em São paulo, e o do Rio de Janeiro. A idéia é tornar os portos da Codesa mais competitivos e atrair novas cargas, destaca a direção da companhia.

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