Quarta, 27 Novembro 2024

Dia a Dia

A Biblioteca do OutrasVias apresenta livro que é referência em políticas públicas para este tipo de modal de transporte, a bicicleta: “A bicicleta e as cidades – Como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana”.

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A coluna Recordar apresenta fantástico artigo nesta terça (6) com uma extensa relação de navios que fizeram história atracando nos portos brasileiros.

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A “nebulosidade” que envolve o acordo da dívida da ABB Lummus, aceito pela diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), forma um cenário de dúvidas. Por isso, a informação de que está quase sendo fechado o acordo da dívida da Libra Terminal com a Codesp preocupa muito. Todas as ações da empresa pública devem ter como parâmetro não prejudicar o bem público.

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Desde que Portogente denunciou o acordo duvidoso firmado entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a empresa Lummus Global, ao arrepio da Justiça e envolvendo milhões de reais, o que se vê no Governo Federal é uma sucessão de silêncios. O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, inquirido sobre o fato quando esteve no Porto de Santos, resolveu dizer: “não comento”. O presidente da Codesp, José Roberto Serra, fez o mesmo.

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Porto de Cabedelo, na Paraíba, quer aumentar a capacidade de estocagem de granel líquido (petróleo e derivados), segundo o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), que mante audiência com a diretoria da Petrobras, nesta quarta-feira (17).

O parlamentar explica que a solicitação deve-se ao fato de que o Porto de Cabedelo possui hoje uma infraestrutura adequada para estocagem e, no entanto, para os números de movimentação atual de granéis líquidos, conta com um parque de tancagem com capacidade ociosa.

“Aumentando a estocagem de combustível, a Paraíba consegue reter os 17% que perdemos. O Porto de Cabedelo possui a capacidade de infra-estrutura para operacionalizar a armazenagem,” avaliou o Senador. “Esse pleito irá contribuir para o desenvolvimento Paraíba criando novas oportunidades de negócios no cenário local e regional”.
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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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