Sábado, 27 Abril 2024

Todos os profissionais que trabalham com logística estão cansados de ouvir ou dizer que o transporte hidroviário é seguro, barato e eficiente, entre outras vantagens. É, ainda, uma importante alternativa para os eternos congestionamentos nas rodovias brasileiras causados pelas grandes safras de grãos. No entanto, a maior parte das hidrovias e terminais fluviais continuam subutilizados.

Leia também
* Movimento Hidrovia Já ganha força
* Amadorismo no debate sobre transportes leva mais e mais veículos às ruas brasileiras

Os portos fluviais de Presidente Epitácio (SP) e Bataguassu (MS) têm excelente localização para o transporte de grãos provenientes do Mato Grosso do Sul. No entanto, estão praticamente sem operações.

Algumas empresas estudam explorar esta oportunidade. Na última semana, a Companhia Sul Americana de Comércio e Logística (Sacxlog), de Bataguassu, divulgou que pretende iniciar o transporte de grãos através da hidrovia Tietê-Paraná dentro de seis meses. A hidrovia convive com ociosidade há anos. A intenção também é utilizar os dois portos acima citados.

Como parte da iniciativa, a Empresa Gestora da Zona de Processamento de Exportação (Egezpe), que pertence ao mesmo grupo de investidores da Sacxlog, trabalhará como captadora de companhias interessadas, por meio da construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), prevista para ser inaugurada no final do próximo ano.

O transporte hidroviário deve ser visto com maior carinho por investidores e autoridades, afinal garante um impacto econômico importante para o País diante da redução do custo dos fretes. Será que o lobby rodoviarista continuará predominando por muito tempo?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto