Segunda, 29 Abril 2024

O comandante Wanderley Duck fez chegar à redação do Portogente um relato rico em detalhes sobre a operação conduzida pelo prático Fábio Fontes que conduziu o navio Zhen Hua 14 até o Brasil Terminal Portuário (BTP) com portêineres e transtêineres que serão utilizados no novo empreendimento.

Leia também
* Navio chega a Santos com equipamentos de novo terminal portuário

Repassamos abaixo parte da narração de Fontes sobre as dificuldades encontradas para transportar o que ele mesmo chamou de "monstruoso conjunto". Ainda serão realizadas mais três viagens semelhantes a essa para o transporte do restante do equipamento que foi comprado pela BTP.

"Visibilidade para a proa era péssima. Aquela 'caralhampana' toda representa uma superfície vélica de 3700 metros quadrados, um risco sob fortes ventos, eventualmente. Maré perto do zero hidrográfico e navio lastrado para que ficasse com o calado de 11,80 metros, ou seja, condições desfavoráveis para essa manobra de entrada, mas necessárias.

Foto: www.canaldoportodesantos.com

Embarcação tem 248 metros de comprimento

A razão é que os fios de alta tensão (44000 volts) que vêm de Itatinga, e que foram desligados totalmente no momento da passagem, ficam apenas 70,5 metros acima da maré mais alta. O monstruoso conjunto, depois de rebaixado já na barra de Santos, ficou com 68 metros acima do nível do mar. Significa dizer que se tivéssemos feito essa entrada na preamar, haveria o risco de atingir os cabos de alta tensão. Além disso, passamos com 7 nós de velocidade, para ganhar mais uns 15 centímetros, oriundos do "squat", fenômeno físico que aumenta o calado dos navios na proporção direta da velocidade e que é mais acentuado em águas restritas e menos em águas profundas em alto-mar.

Como o navio é velho, isto é, um antigo petroleiro transformado e com cerca de uns vinte e cinco anos de idade, sua máquina é sub-dimensionada e seu leme mais ainda. Consequência: governo difícil o tempo todo...

Fundeou em frente ao novo terminal para deslastro: era preciso que o calado do navio chegasse a 10,5 metros para poder atracar, o que foi feito finalmente às 15:00, então já na preamar.

Este evento representa um marco histórico no Porto de Santos".

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto