Segunda, 29 Abril 2024

Apesar de muito oba oba feito em torno do anúncio da presidenta Dilma Rousseff de que a administração algumas ferrovias serão concedidas à iniciativa privada, repetindo o que fez o governo FHC em 1997, a eficiência e o desempenho do transporte ferroviário no Brasil pouco avançaram com a mudança de modelo. Não há planejamento de longo prazo e o setor tem sido um verdadeiro "cada um por si" desde então. As concessionárias só pensam nos trechos que dão maior lucro, o Governo Federal não fiscaliza ou regula como deveria e os usuários das ferrovias ficam na mão, conforme é possível constatar nos links a seguir.

Leia também
* Agricultores criticam atuação da ALL e equipamentos portuários
* Cafeicultores reclamam de abandono e dos gargalos logísticos
* Portos, rodovias e ferrovias precários atrapalham empresários baianos

Na última semana, o atual presidente da Rumo Logística - um dos principais clientes de ferrovias no País -, Julio Fontana Neto, criticou as concessionárias ao dizer que sempre se aborda muito as ferrovias e pouco se fala de cliente: "eu gostaria de mudar de tom e dizer não estamos satisfeitos". Entretanto, Fontana Neto já foi presidente da concessionária MRS Logística e quando ocupou tal cargo também pouco fez para melhorar a situação dos seus clientes ferroviários, comprovando que não há um pensamento coletivo de desenvolvimento da atividade. Até trechos ferroviários foram desativados após as concessões, prejudicando muitos produtores.

Ilustração: Betto Cordeiro

Arte de Betto Cordeiro mostra como os clientes
veêm os "avanços" do setor com as concessões

Segundo ele, se os clientes não tiverem iniciativas como as da Rumo Logística, que é investidora da ALL e duplicou por conta própria o acesso ao Porto de Santos e construiu nove terminais intermodais no interior, entre outras obras realizadas, dificilmente terão resultados melhores.

Sem um planejamento nacional de longo prazo e com administrações como as de Fontana Neto, que só atendem aos interesses da companhia em que ocupa, o transporte rodoviário seguirá predominante na matriz de transportes do Brasil por muitos anos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto