Quinta, 02 Mai 2024

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não emplacou em território brasileiro. Embora seja uma excelente solução de transporte, complementando sistemas de ônibus e de metrô, a implantação de linhas do VLT esbarra na ineficiência das administrações governamentais no País.

Em Cuiabá, por exemplo, o contrato de construção do VLT foi suspenso por irregularidades. A cidade portuária de Santos "ganhou" um vídeo em computação gráfica em 2008 (veja abaixo) demonstrando como será a circulação do VLT, mas o governo paulista enrola a população há anos para implantação do equipamento.

Em artigo publicado na coluna Transporte Modal, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio dos Santos, mostra como o VLT se caracteriza por ser um transporte limpo e silencioso e lista toda a infraestrutura que o veículo exige.

O internauta Ítalo Silva, no grupo "Amigos da CPTM" no Facebook, complementa lembrando que o VLT está entre o corredor BRT (sendo maior que este) e o sistema de metrô pesado (sendo menor que este). A configuração mínima é de dois carros e a máxima de oito. Pelo mundo, atua como sistema complementar às linhas pesadas ou é designado para baixa demanda.

O que falta para as cidades brasileiras avaliarem a necessidade do VLT em seus sistemas de transporte e optar pela implantação, caso beneficie a população? Você está convidado para debater o assunto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto