Sexta, 01 Novembro 2024

Dia a Dia

“Depois das constantes falhas no metrô de São Paulo, muito se falou que, na Linha 3 – Vermelha, a frota de trens que mais registrava problemas era a frota K, que, coincidência ou não, teve sua última reforma feita pela Empresa Alstom, uma das protagonistas nas investigações sobre o cartel no metrô de SP. Para que se tenha uma ideia, um trem da frota K apresenta em média 4,17 vezes mais falhas por dia que os de outras frotas: entre outubro e novembro do ano passado, foram 696 panes no período de um mês.”

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A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota oficial, nesta terça-feira (18/3), sobre o caso da aquisição pela Petrobras de 50% das ações da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo o órgão, a transação foi autorizada pelo Conselho de Administração, em 2006, com base em Resumo Executivo elaborado pelo Diretor da Área Internacional. “Posteriormente, soube-se que tal resumo era técnica e juridicamente falho, pois omitia qualquer referência às cláusulas Marlim e de Put Option que integravam o contrato, que, se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo Conselho”, diz o comunicado.

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A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu o estado de calamidade pública em Porto Velho, Rondônia, devido às inundações causadas pela cheia histórica do Rio Madeira. A portaria foi publicada, na segunda-feira (17/3), no Diário Oficial da União.

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Estas e outras perguntas são respondidas pelo guia ‘Como viver em São Paulo sem carro’, idealizado pelo empresário Alexandre Frankel e pelo jornalista Leão Serva, cuja terceira edição será lançada em agosto. Em entrevista à Agência CNT de Notícias, Serva conta como surgiu a ideia de produzir o guia e fala sobre as mudanças no comportamento da população paulistana, que tem aumentado a preferência pelo transporte público ou alternativas como a bicicleta ou andar a pé. Ele comenta algumas dicas e garante que possível, sim, viver em São Paulo sem carro e ser feliz.

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O Senado, nesta segunda-feira (10/03), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), realiza audiência pública com o objetivo de discutir a implementação da Lei 12.619/2012, que instituiu o controle obrigatório da jornada de trabalho para motoristas no transporte rodoviário de cargas. O tema não é apenas polêmico, como bastante espinhoso.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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