"Mais grave ainda que a fome aguda e total, devido às suas repercussões sociais e econômicas, é o fenômeno da fome crônica ou parcial, que corrói silenciosamente inúmeras populações do mundo". Josué de Castro, autor do livro “Geografia da Fome”
Parece que dessa vez a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Santos vai sair. Finalmente! O maior porto nacional espera por isso há anos, e põe ano nisso. Ainda está fresquinha a Licença Prévia assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, na terça-feira (30). O desencadeamento de todo o processo de licitação dependia, segundo disseram o ministro dos Portos, Pedro Brito, e o presidente da Codesp, José Roberto Serra, reiteradas vezes em entrevistas e declarações para a imprensa, desse documento do órgão ambiental do governo federal.
A voz embargada marcou o breve pronunciamento do presidente da Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa), Ângelo Baptista, na abertura do ExpoPortos 2008, nesta terça-feira (30), em Vitória (ES). Ele deixa o cargo no próximo dia 15.
E não é para o Porto de Santos (SP). Nem para o Porto de Suape (PE). É para o Porto do Recife, que há 10 anos não recebe recursos para obras de aprimoramento e viabilização.
Mais de cinco mil trabalhadores já podem conferir os gabaritos do concurso público que vai selecionar 400 portuários para os portos pernambucanos de Suape e Recife. A prova objetiva foi realizada no último dia 7 e contou com uma taxa de ausência de 8,7%, abaixo da média de grandes processos seletivos nacionais. De acordo com os números fornecidos pela organização do concurso, a média é de 12,5 candidatos por vaga.