Quinta, 25 Abril 2024

 

É a denominação do local onde está concentrada uma gama de estruturas, zonas e alternativas para a logística de um determinado produto, aumentando assim a eficiência da atividade em si. Estas estruturas podem ser items tais como armazéns, centros de distribuição, equipamentos, oficinas, outras estruturas de apoio ao transporte, tais como locais de acomodação e alimentação, abastecimento, zonas alfandegadas, fretamento, assesoria, dentre outros, de acordo com a demanda específica de região (seja ela industrial, de distribuição de cargas, etc). Além disso, pode agrupar estrutras dos mais diferentes modais de transporte, de modo a promover o transporte intermodal e multimodal.

A estruturação de plataformas logísitcas visa aprimorar a concorrência entre empresas, fornecer alternativas que aumentem a eficiência do serviço, dminuir os custos logísticos, desenvolver a economia em um cenários micro e macro e subsidiar ferramentas para personalização do serviço como um todo. A função da plataforma em si, em todo o processo, ao fornecer as alternativas de utilização de suas áreas, é prover estes serviços de interesse comum sem favorecimento e/ou parcialidade, de modo a manter o mesmo nível de serviço para todos os seus utilizadores.

Vantagens e desvantagens

Como principais vantagens de uma plataforma logística, podem-se listar o poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que pode gerar acordos mais vantajosos para o prestador de serviços, operador e cliente, a utilização das áreas próprias da plataforma para estoque, dimunuindo assim o espaço necessário na própria planta do cliente, o alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, bem como no balancemaneto da matriz de transportes, a proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de diversas alternativas no âmbito de terceiras partes envolvidas no serviço, e a geração imediata de empregos na região de operação da plataforma.

As desvantagens estão relacionadas ao custo de operação da própria plataforma, tais como abastecimento de energia, depreciação de bens, manutenção de maquinário, flutuações de demanda, entre outros.

Plataformas logísticas no Brasil

O conceito de plataforma logísticas no Brasil está em aprimoramento. A iniciativa privada faz uso de tal alternativa em suas operações por já ter identificado sua eficácia no transporte como um todo.  

Quanto a plataforma logísticas governamentais, destaca-se a Plataforma Logística Multimodal do Estado de Goiás, localizada na cidade de Anápolis, considerada a principal cidade industrial do Centro-Oeste do Brasil. 

A instalação da plataforma nesta região levou em contra fatores determinantes como a posição geográfica, no centro do país e com acessos próximos para as mais diversas regiões, a característica econômica da região, que requer máxima eficiência da logística, e o incentivo das empresas para a utilização de tal conceito.

Saiba mais

Curso de Transportes Multimodais - Escola Virtual Portogente

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias