Sexta, 19 Abril 2024

As mais recentes estatísticas disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) têm derrubados alguns mitos no Brasil, país reconhecido pela competitividade nas exportações de commodities. Os materiais de transporte e os produtos siderúrgicos são os dois itens que aparecem constantemente na liderança das exportações brasileiras, sempre com índices superiores a 10%, cada um, do total de produtos enviados ao exterior. Peças do setor de aviação compõem boa parte do sucesso dos materiais de transporte em território estrangeiro.

 

Outra constatação do comércio exterior brasileiro é que a maior parte das mercadorias exportadas é manufaturada, desmistificando a teoria de que o Brasil exporta apenas os produtos básicos. No primeiro quadrimestre deste ano, os manufaturados corresponderam a 52,8% das exportações, um valor mais de três vezes maior se comparado à venda de materiais primários.

 

A avaliação atenta dessas informações é importante para definir ações primordiais para o aumento da participação brasileira no comércio internacional. A diversificação dos produtos importados é essencial para que o País não seja atingido por recessões ou problemas enfrentados por outros mercados.

 

O desafio de aumentar a competitividade do mercado brasileiro passa, ainda, pela redução da burocracia e pela atualização da legislação, que foi elaborada em uma época em que a corrente comercial do Brasil era de U$ 10 bilhões. Hoje, esse valor é estimado em mais de U$ 300 bilhões.

 

Representantes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) solicitam, incessantemente, aprimoramento para tornar os serviços de logística no País mais integrados e eficientes. Assim, os exportadores encontrarão mais facilidades para enfrentar barreiras tributárias e subsídios aplicados em diversas nações. As perspectivas de expansão e os investimentos previstos nas indústrias químicas e petroquímicas deixam transparecer que essa é a hora de a economia brasileira crescer e liderar o desenvolvimento tão comentado, mas que pouco se concretizou até hoje.

 

Leia também

* Exportadores devem perder R$ 90 bilhões este ano

* Produtos das zonas francas do Brasil e do Chile terão isenção de impostos

* Exportadores querem subsídios para buscar mercado oriental

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto