Sexta, 19 Abril 2024

Parece que dessa vez a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Santos vai sair. Finalmente! O maior porto nacional espera por isso há anos, e põe ano nisso. Ainda está fresquinha a Licença Prévia assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, na terça-feira (30). O desencadeamento de todo o processo de licitação dependia, segundo disseram o ministro dos Portos, Pedro Brito, e o presidente da Codesp, José Roberto Serra, reiteradas vezes em entrevistas e declarações para a imprensa, desse documento do órgão ambiental do governo federal.

Outro ponto positivo, pelo menos até agora, é que mais um compromisso será cumprido. Tanto Brito como Roberto Serra disseram que o edital de licitação da dragagem do Porto de Santos sairia no mês de outubro. Estamos no mês.

Foto: Bandeirantes Dragagem

A expectativa é que, com as dragas operando,
o canal de
acesso do porto santista passe a ter
15 metros de profundidade

Todas as atenções, sem dúvida nenhuma, se voltam, mais uma vez, ao Porto de Santos. Quais serão as regras que constarão do edital? Quem vai participar da licitação e como será essa participação?

A Licença, segundo infirmou a assessoria do Ibama, é válida por quatro anos, mas terão de ser observadas oito condições específicas, entre elas: a Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República, responsável pelo empreendimento, deverá complementar a caracterização geoquímica dos sedimentos a serem dragados, detalhar as atividades de derrocamento, incluindo alternativa selecionada para descarte do material, apresentar as características técnicas das dragas considerando que as mesmas devem adotar tecnologias ambientalmente corretas que visem minimizar a turbidez.

Mas, é bom que se diga, muita água vai rolar ainda por debaixo dessa ponte até se ver as dragas retirando o material sedimentado do canal para aprofundá-lo para 15 metros.

Leia também
* Novas datas para a dragagem nos portos de Santos, Recife e Rio Grande
* Ministro apresenta lista de desafios para novo presidente da Codesp
* SEP revisa normas da dragagem para dar eficiência ao serviço

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto