Sábado, 29 Junho 2024

Dia a Dia

Na última semana, o Comitê Provisório dos usuários dos portos do Maranhão (Usuport MA) realizaram seminário para tratar das condições do porto do Estado e do sistema portuário do Brasil. Na ocasião, foram debatidos vários problemas envolvendo as regulação do setor, especialmente descaso das três instâncias de governo com o desenvolvimento eficaz da infraestrutura do Maranhão. Dentre esses, foram mencionados, desde a falta de tomadas de energia elétrica até a inexistência de uma política de incentivo para um terminal de contêiner, com linha regular para o transporte marítimo internacional.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O relatório final do deputado Marco Maia (PT-RS), aprovado nesta quinta-feira (18/12) pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, apresenta uma proposta de novo regime de contratação para as estatais. “Identificamos que um dos principais problemas enfrentados na prática de corrupção na Petrobras está ligado ao regime de contratação da estatal”, disse o relator. Entre as mudanças, o anteprojeto cria uma contratação semi-integrada em que as obras e serviços de engenharia sejam feitas com projeto básico aprovado. Esse será o documento de referência para orientar os interessados a apresentarem suas propostas.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Paira uma pergunta no ar com a convocação dos dirigentes de todos os portos para reunião com o ministro da Secretaria de Portos (SEP): se é para montar claque para a diplomação da presidente Dilma ou para Cesar Borges fazer sua despedida. Qualquer resposta leva a uma situação bem atual e aflitiva: politização dos portos. Tirar dirigentes do trabalho, com gastos astronômicos de viagem e hospedagem, para tratar de assuntos que não melhoram a eficiência e os custos portuários.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Desde agosto último, quando começou a operar contêineres no Porto de Santos, o empreendimento da Brasil Terminal Portuário (BTP) tomou, surpreendentemente, a pole-position da Santos Brasil, o maior terminal de contêineres da América do Sul. Tal feito foi alcançado mesmo a empresa ter condições inferiores de operação, por causa da profundidade do seu cais (13m) que ainda não alcançou a dos demais terminais (13,20m).  A Autoridade Portuária está prevendo até fevereiro de 2015 estabelecer a profundidade de 13,50m para todos os terminais, para permitir maior quantidade movimentada de mercadorias por navios de maior porte.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Andar em um automóvel cujo motorista é um computador de bordo há tempo já é uma realidade. Os conhecidos veículos exploradores da lua e os transportadores de contêineres no porto de Roterdam, apesar das suas particularidades em relação ao trânsito urbano, chegam aos seus destinos sem colisão e surpreendem. Mas, imaginar veículos circulando nas ruas sem motoristas, conduzido por voz e só com passageiros em seus assentos é um exercício de ficção científica.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto