• Agripino critica a verticalização dos armadores no setor portuário

    O processo de verticalização dos armadores no setor portuário brasileiro é um fator relevante e que precisa ser bem observado pela sociedade. O fenômeno é simples de explicar: armadores estrangeiros compram ou instalam terminais portuários, operadores logísticos, fabricantes de rebocadores, agências de navegação e outras companhias para ter total controle do processo

  • Brasil faz leilões de áreas portuárias e terminais são criados no exterior

    Novo terminal de contêineres em Lázaro Cardenas - Foto: APM Terminals

    O leilão de duas áreas para movimentação e armazenagem de granéis líquidos no Porto de Santarém, no Pará, acontece nesta quinta-feira (23), aquecido pela recente privatização de quatro aeroportos brasileiros para grupos internacionais.

     

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    Porto de Santarém

  • Brasil movimenta novos cargos e governo tenta descentralização

    Campos discursa na tribuna do Senado - Foto: Agência Senado

    Portos brasileiros são alvos de negociações em Brasília e processo para reduzir burocracia no comércio exterior gera cabo de guerra

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  • Brasil tem desafio de gerar empregos e melhorar infraestrutura nos portos

    Brasil precisa trabalhar o conceito de porto-indústria para gerar mais empregos nas regiões portuárias e acelerar o desenvolvimento econômico do País; sururu no ambiente interno da Santos Brasil após anúncio de investigação do Ministério Público; Cabedelo inicia reuperação de importante berço em seu cais e outras notas

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  • Concentração da indústria de transporte marítimo de contêineres: uma tendência com reflexos negativos para os portos brasileiros

    O recebimento dos mega navios nos portos brasileiros, é uma realidade distante, tanto pela estrutura precária, quanto pelo potencial de cargas, considerado baixo para os padrões mundiais

  • Crise brasileira envolve gestão ruim e falta de respeito

    Má gestão de companhias confiadas à administração pública brasileira prejudica produtividade das atividades no País. Concessionárias de serviços públicos também não assumem as suas responsabilidades

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  • Decreto altera poligonal do Paraná

    A mudança da poligonal é de fundamental importância para ampliar a capacidade portuária do Paraná, além de abrir portas para a atuação de empreendimentos privados, ampliando o setor, atraindo mais cargas para o estado e fortalecendo o Paraná como um importante polo portuário

  • Decreto sobre portos é publicado e diretor da Antaq empossado

    O governo Michel Temer dá prosseguimento à sua avalanche de mudanças na legislação brasileira ao publicar o novo decreto que regulamenta a exploração de portos e terminais no País. Segundo a Presidência da República, o principal objetivo do documento que substitui o Decreto 8.033/13 é aumentar a segurança jurídica para os investidores no setor

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  • Desconfianças e insatisfações acerca da Resolução 18 da Antaq

    O ano começou agitado e com muitas incertezas para as empresas de navegação, agentes intermediários e usuários dos portos brasileiros. O motivo da celeuma é a Resolução Normativa 18/2017, publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no Diário Oficial da União em 26 de dezembro

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  • Eduardo Campos pode fazer de Suape o Porto do Brasil

    Assim como impactou o meio político fazendo aliança com Marina Silva, Eduardo Campos poderá surpreender positivamente o setor portuário com um modelo de porto dos mais avançados do mundo. 

  • Engenheiro da Prefeitura de Santos pede mudança de usos e costumes nos portos

    O engenheiro da Prefeitura de Santos, Adilson Luiz Gonçalves, falou ao Esquenta WebSummit Portogente 2017 sobre vantagens e desvantagens de regionalizar a gestão dos portos brasileiros

  • Guia Básico do Transporte Marítimo

    Apesar da idade que tem, o navio é uma das tecnologias que menos evoluíram ao longo do tempo. Entretanto, essa sua história, que se confunde quase com a do ser humano, tem muitas, e não poucas, peculiaridades. O comércio marítimo representa em torno de 95% da balança comercial do Brasil e nesse setor flui mais da metade do dinheiro do mundo.

  • Imbituba com nova escala da Hamburg Süd

    A Hamburg Süd, que está entre os dez maiores armadores do mundo, contará a partir de setembro com uma nova escala regular semanal do serviço Ásia 2 no Porto de Imbituba, em Santa Catarina.

  • Investimentos em terminais privados aquecem setor portuário

    O setor portuário brasileiro começou 2016 com mais de R$ 2 bilhões em concessões para investimentos privados liberados ainda nos primeiros dias do ano, segundo divulgado pela Secretaria de Portos (SEP). O aporte, feito por grupos empresariais interessados na construção de terminais de uso privado em pontos estratégicos do país, é importante para manter aquecido o setor que ainda carece de estrutura para gerar ganhos de eficiência e reduzir custos com a importação e exportação. Além dos investimentos anunciados em janeiro de 2016 a Secretaria dos Portos planeja ainda publicar outros 21 editais para arrendamentos neste primeiro semestre.


    O estado do Maranhão foi o primeiro a receber a autorização do governo para que a WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais – do grupo WTorre – possa investir R$ 780 milhões na construção do quarto Terminal de Uso Privado do estado. Além deste, estão previstos outros investimentos na Bahia e no Espírito Santo. A Bahia Terminais investirá R$ 850 milhões na área portuária de Candeias (BA) e a Nutripetro, empresa especializada em gestão portuária, comércio marítimo e soluções logísticas integradas de grande porte, R$ 279 milhões em Aracruz (ES). Segundo a Secretaria dos Portos, apenas o investimento em São Luís incrementará a movimentação de cargas em 24 milhões de toneladas, garantindo competitividade e ampliando a oferta para escoamento da produção brasileira.


    Evento do setor
    Para o executivo, Ricardo Barbosa, gerente da InfraPortos South America - única feira na América do Sul dedicada à tecnologia e equipamentos para armazéns, terminais e portos - os investimentos chegam em boa hora, visto que aquecerão a demanda por equipamentos e serviços para a operação portuária, além de fomentar a geração de empregos. “Os setores portuários e de infraestrutura logística vêm na contramão da recessão que atinge grande parte dos setores produtivos. Em 2015 foi o único setor a receber repasses

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  • Ironicamente, Chile e Argentina não falam a mesma língua no comércio

    Após registrar em 2016 o menor índice de movimentações comerciais das últimas três décadas, Argentina e Chile buscam se reaproximar. Afinal, causa espanto que dois territórios vizinhos e que têm o mesmo idioma não consigam, ironicamente, "falar a mesma língua"

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    antonina expansao

  • Liderança feminina e atraentes arrendamentos em Paranaguá

    Movimentação de celulose em Paranaguá

    Pegando carona no Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, celebramos a cada vez maior – embora ainda tímida – presença feminina no cenário logístico e de transportes.

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  • Liminares e recursos prejudicam planejamento em portos e aeroportos

    Liminares, recursos e complexa legislação prejudicam expansão do Porto de São Sebastião e implantação definitiva de regras no transporte aéreo por companhias brasileiras

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  • Magano pede iniciativa privada à frente de atividades operacionais

    O Esquenta WebSummit Portogente 2017 apresenta um trecho da participação do mestre em Engenharia Civil e ex-diretor das empresas Rumo Logística e Cosan, Carlos Eduardo Bueno Magano, neste evento 100% online e gratuito recheado de palestrantes com grande capacidade técnica

  • Maurício Araquam fala em usar ZPEs para atrair investimento estrangeiro

    A partir desta segunda, 2 de outubro, o Portogente publica vídeos e breves entrevistas que alimentarão um "esquenta" para a exibição do WebSummit 2017, que debaterá a atual legislação portuária no Brasil

  • Ministro da Bélgica participa da abertura da Intermodal na tentativa de intensificar negócios com o Brasil

    Os interesses econômicos de Flandres no Brasil são grandes. A região é a mais importante importadora europeia de sucos de frutas do Brasil, além de se posicionar como o porto de entrada de outros produtos nacionais