• Mobilidade inteligente

    Da mesma forma que conceitos estão sendo transformados pela nossa atual era da informação, mobilidade deixou de ser uma terminologia técnica e se tornou necessidade essencial da sociedade, seja na locomoção de pessoas ou de coisas.

  • Modelo de gestão precisa resgatar a função social e estratégica dos portos, diz Agripino

    Ele aponta a necessidade de resgatar a função social e estratégica dos portos organizados no País, garantir segurança jurídica para o investidor e serviço adequado para o usuário. Um "novo modelo", na sua avaliação, deve zelar pela regulação econômica com foco na defesa da concorrência. "Estamos estagnados há 30 anos e não temos sequer política industrial. Ainda não temos rubricas de serviços portuários e de transportes marítimos".

  • Movimentação de cargas cresce 180% no Porto de Antonina

    Nos primeiros dois meses de 2019, os Portos do Paraná movimentaram mais de 7,2 milhões de toneladas de carga. Destaque para o aumento de 180% da movimentação por Antonina. A importação de fertilizantes pelo Terminal Portuário da Ponta do Félix (TPPF) cresceu de 62.221 toneladas, no primeiro bimestre de 2018, para 174.384 toneladas em 2019

  • Movimentação de cargas no Porto de Santos de 2009 a 2018

    No acumulado de 2018, o Porto de Santos atingiu a marca recorde de 133.159.762 toneladas movimentadas, ao superar em 2,5% o recorde anterior, registrado em 2017 (129.865.022 t). Ao longo do ano de 2018 ocorreram 4.853 atracações, patamar semelhante ao registrado em 2017 (4.854)

  • Navio com toras de madeira salvo pela Praticagem chega à China após 54 dias de viagem

    Foi recebida com sucesso, na última semana, a valiosa carga de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira destinadas à indústria de celulose na China. O material foi salvo de um naufrágio por manobra delicada e inédita coordenada pela Praticagem do Estado de São Paulo, cujos detalhes foram noticiados com destaque no Portogente no final do último mês de novembro

  • Navio submerge e retorna à superfície com outra embarcação em sua plataforma após manobra da Praticagem

    As duas embarcações são da mesma operadora, a Cosco China, que resolveu montar esse esquema delicado para garantir que o navio e sua valiosa carga, de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira para a indústria de celulose, fossem levados com segurança para a China

  • O avanço da CMA CGM e os obstáculos logísticos para a América do Sul

    Além da reestruturação e dos objetivos de crescimento da companhia CMA CGM, o texto aborda iniciativas no setor portuário e a mobilidade urbana precária no Brasil

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  • O que é demurrage?

    Demurrage é termo afeto ao Direito Marítimo, é sinônimo de sobre-estadia, tanto de navio como de contêiner; originariamente utilizado para se referir à contraprestação devida em razão de se ter extrapolado o prazo acordado em contrato para as operações de embarque e desembarque da carga do navio, com objetivo minimizar o prejuízo daí advindo

  • O que é um operador portuário?

    Operador portuário é a pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro da área de um porto organizado

  • O que são dark ships?

    A denominação "dark ships" é utilizada para apontar embarcações que navegam sem identificação e transportando cargas consideradas "piratas". De forma geral, o navio oculta as comunicações exigidas pelas entidades que regulam o transporte marítimo e se deslocam com o sistema de localização desligado.

  • Orientações da Marinha e do Ibama para a gestão do óleo e resíduos recolhidos em praias do Nordeste

    O guia divulgado pela Marinha e produzido pelo Ibama tem como objetivo orientar o louvável trabalho realizado por habitantes da região Nordeste que, por conta própria, estão realizando mutirões de limpeza nas regiões atingidas pelo óleo

  • Parlamentares falam em modernizar e gerar empregos no lançamento de Frente da Marinha Mercante

    A mesa diretora terá na presidência o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) e nove vice-presidências ocupadas por parlamentares, sendo cinco deles eleitos pelo estado de São Paulo. Principal foco da nova Frente, o transporte marítimo é responsável por mais de 90% das operações de comércio exterior envolvendo o Brasil

  • Porto de Santos abre consulta sobre alterações na Norma de Atracação de Navios

    A Norma de Atracação de Navios no Porto de Santos passa por revisão; novo regramento substituirá resolução vigente há 40 anos

  • Porto de Santos anuncia conclusão de obras em pier destinado a graneis líquidos

    O Pier 1 é destinado à movimentação de graneis líquidos no Porto de Santos e as obras foram iniciadas nos últimos dias de 2019

  • Porto de Santos faz missão à China e visa abertura de escritório comercial

    Presidente do Porto de Santos será o único representante de um porto latinoamericano a debater no 5º encontro internacional sobre a nova rota da seda

  • Portogente cria espaço Radar Usuport-RJ e dá luz às demandas dos usuários dos portos

    A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de abril, o Portogente levará ao ar o espaço "Radar Usuport-RJ", criado com o objetivo de publicar textos e artigos relacionados às necessidades e desafios dos usuários dos portos brasileiros. A administração das postagens ficará por conta de André de Seixas, diretor-presidente da Usuport-RJ e um grande entusiasta das causas de importadores e exportadores no País

  • Portos do Paraná registram crescimento de 15% no primeiro quadrimestre

    O principal desafio para continuar crescendo, observou Luiz Fernando, é aumentar a profundidade do canal de navegação de 12,3 metros para 13,5 metros, possibilitando o atendimento regular a embarcações de grande porte, como os navios de 366 metros de comprimento

  • Preço de aluguel de carros está menor

    Para crescer durante a crise e aumentar a taxa de utilização dos veículos, as empresas de locação de carros decidiram reduzir os preços das locações, o que refletiu diretamente no seu crescimento e desempenho no mercado

  • Presidente da Codesp busca criar clusters de cargas e garantir ambiente sadio a investidores

    Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Produtores valorizam eficiência e as áreas disponíveis próximas ao Porto do Itaqui

    Privilegiado pela localização geográfica em relação à Europa e ao Leste norte-americano, o Porto do Itaqui, no Maranhão, está entre os portos públicos que mais crescem no Brasil e dispõe de extensas áreas para implantação de empreendimentos relacionados ao transporte de cargas