• A responsabilidade do agente marítimo frente à do transportador estrangeiro de mercadorias foi objeto de questionamento por mais uma instituição nacional. Dessa vez, uma proposta de cobrança por parte do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), determinando que as agências teriam legitimidade para responder por infrações cometidas pelo armador estrangeiro

  • Além da demurrage de contêiner e do Serviço de Segregação e Entrega (SSE), ainda sem preço máximo, e do THC ressarcimento sem comprovante do valor pago pelo armador ao terminal (tema que já vem sendo judicializado), prejudicando este (especialmente o não verticalizado), o usuário e a arrecadação tributária dos municípios, persiste mais um problema para os usuários dos terminais que operam contêineres no comércio exterior e na cabotagem: a cobrança da inspeção invasiva de contêiner sem preço máximo

  • Apesar de desfrutar de uma extensa costa litorânea, o Brasil ainda é um país que "toca a vida" de costas para o mar, com poucos profissionais qualificados para julgar questões relacionadas ao transporte marítimo e convivendo com decisões judiciais bastante controversas.

  • A Aliança Navegação e Logística recebeu, no dia 26 último, o Prêmio 'Segurança no Mar' do Controle Naval do Tráfego Marítimo, com o navio Pedro Álvares Cabral. A premiação contempla os operadores marítimos, navios mercantes...

  • A Petrobrás garantiu que está apta a produzir bunker com baixo enxofre em volume suficiente para atender a demanda do Brasil a partir de janeiro de 2020, quando entra em vigor uma lei internacional que limita em 0,5% o teor de enxofre de embarcações, informou o diretor da ANP

  • A comunidade portuária brasileira está engajada para interpretar e aplicar a minuta aprovada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na última semana, cujo texto "estabelece parâmetros regulatórios a serem observados na prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes nas instalações portuárias". O texto normatiza os critérios para a polêmica cobrança da Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handling Charge – THC) e do Serviço de Segregação e Entrega (SSE), também conhecido como THC-2

  • O Terminal foi construído em uma ilha artificial na costa caribenha da Costa Rica e, quando pronto, disponibilizará um cais de 1.500 metros de extensão e profundidade de 16 metros. O canal de acesso conta com 18 metros de profundidade.

  • O transporte marítimo tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do Brasil. O futuro do País será promissor caso sejamos ambiciosos em nossa visão. Ao focarmos os quase 8 mil quilômetros de costa brasileira, com grande diversidade de portos públicos e privados, somos capazes de projetar um horizonte repleto de oportunidades

  • Navegação de cabotagem poderá voltar a ter papel destacado nas viagens marítimas costeiras, na gestão do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. Até meados da década de 1950, o transporte marítimo de passageiros no Brasil era intensamente empregado para cobrir grandes distâncias.

  • A conclusão do estudo é que é possível descarbonizar quase completamente a navegação marítima até 2035, contradizendo os argumentos dos países que lutam para manter a permissão para poluir para o transporte marítimo

  • Portogente celebra as tantas conquistas dessa gente africana, que pagou um preço alto por séculos e gerações para vencer suas desiguaisbatalhas. É importante ressaltar que em 2019 pretos e pardos, pela primeira vez, são maioria na universidades federais do Brasil. Méritos validados por uma ascensão social com origem na mais desfavorecidas entre as etnias que compuseram o povo brasileiro. Realidade que excede as vinte e quatro horas do dia 20 de novembro - o da Consiciência Negra - para discutir problemas e representatividade pertinentes ao ano todo, como salienta a afrodescendente Flávia Lima, ombudsman do jornal Folha de S.Paulo

  • Contêiner para automóveis consiste em um tipo de contêiner utilizado para o transporte de veículos (automóveis).

  • Contêiner Tanque (Tank Container) é um tipo de contêiner utilizado para transporte de produtos ou granéis líquidos, gases, alimentos e até cargas perigosas. É um dos contêineres mais complicados de se monitorar, pois sua manutenção depende das propriedades químicas do produto que ele transporta. Sua estrutura é composta de um tanque amplamente reforçado para evitar acidentes graves, tal como é evidenciado a seguir:

    contêiner tanque Tank Container fig 1
    Formas de contêiner tanque. Fonte (http://www.depotrans.com.br/containers-tank) Acesso em 5/07/17.
    contêiner tanque Tank Container fig 2
    Estrutura de um contêiner tanque. Fonte (http://www.novomilenio.inf.br/porto/contei13.htm) Acesso em 5/07/17.

    Saiba mais

    Escola Virtual Portogente: Curso "Mercadorias Perigosas".

    Escola Virtual Portogente: Curso “Vistoria de Contêineres”.

    Escola Virtual Portogente: Curso “Armazenagem de Carga nos Portos”.

    Escola Virtual Portogente: Curso “Unitização de

    ...
  • Desde 2017, representantes da Antaq e dos Correios estavam se reunindo para trocar informações para a publicação do edital. Durante esses encontros, técnicos da Agência orientaram funcionários da empresa pública sobre as peculiaridades da navegação de cabotagem

  • Parte de um portfólio global de eventos que reúne os stakeholders da cadeia de suprimentos de contêineres, o TOC se divide em dois momentos: a Exposição, que reúne soluções de ponta para clientes, operadores de terminais e portos, além de uma série de seminários técnicos gratuitos, o TECH TOC; e a Conferência da Cadeia de Fornecimento com executivos C-Level do setor

  • A cobrança da sobrestadia de contêiner - ou demurrage - é a indenização diária, devida ao transportador, quando o importador permanece em posse do contêiner por um período superior ao tempo acordado

  • A Portaria 530, publicada em 13 de agosto de 2019 pelo Ministério da Infraestrutura, é mais uma prova de resiliência cultural do Brasil pela reflexão sobre a compreensibilidade do marco legal da atividade portuária, qual seja, a Lei 12.815, de 5 de junho de 2013

  • Ao abordar o modelo de gestão para os portos brasileiros, o foco inexorável é a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária do Porto de Santos, por sua dimensão e complexidade. O único dos portos brasileiros a figurar no Top 50 da movimentação de contêineres no mundo

  • A digitalização das informações no processo de movimentação de cargas garante maior segurança em escala das operações, acelera o desenvolvimento de novos negócios e reduz custos, eliminando intermediadores e possíveis fraudes

  • Direito Portuário é a disciplina jurídica que objetiva regular as relações jurídicas que se dão no porto e a partir do porto, como os contratos dos serviços portuários