Assim como impactou o meio político fazendo aliança com Marina Silva, Eduardo Campos poderá surpreender positivamente o setor portuário com um modelo de porto dos mais avançados do mundo. A parceria entre Suape, em Pernambuco, e o Porto Digital, o melhor parque tecnológico do Brasil, no Recife, é um projeto para inovar a logística do comércio marítimo brasileiro.
Com esse modelo de porto tecnológico, que complementa e agrega valor aos diversos programas de modernização de Suape em curso (Movimento Brasil Competitivo, Porto sem Papel, Cadeia Logística Inteligente, etc) e faz muito mais, vai ser possível fazer funcionar a Tecnologia de Informação (TI) integrada com a logística dentro das condições requeridas pelo comércio exterior. Um exemplo de como a ciência pode abrir portas para desenvolver atividades de risco, estimular e criar oportunidades para novos empreendedores e empregos.
O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros tem localização e características fundamentais para reduzir custos, aumentar a produtividade e ser concentrador (hub port). Ao aliar o Porto a um complexo industrial foi formado um pujante processo de desenvolvimento do comércio exterior e de Pernambuco.
Fazer parceria tecnológica com o Porto Digital possibilita ir além para criar uma posição estratégica, única e exclusiva no Hemisfério Sul, envolvendo um diferente conjunto de atividades. O Porto Digital, definido como o Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação Criativa, foi fundado pelo engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita), Sílvio Meira, atual presidente do conselho, autor do best seller Novos Negócios no Brasil. A missão desse porto tecnológico, de produzir conhecimento localmente e exportar serviços de valor agregado, facilita aplicar o progresso da ciência para agilizar a logística de Suape.
Criar essa nova fonte de competitividade logística portuária em Pernambuco é um jeito avançado do Governo Eduardo Campos desenvolver no seu Porto de Suape um modelo para os outros portos e contribuir para o desenvolvimento do comércio exterior do Brasil.