O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) é um sistema utilizado para gerenciar o relacionamento com o cliente de modo integrado, englobando variados processos e tarefas a serem cumpridas pela empresa.

Sendo assim seu propósito é posicionar o cliente no centro dos processos da empresa de maneira a possibilitar uma visão que concede as exigências dos clientes.

Assim podendo auxiliar a reduzir custos e expandir a lucratividade por meio de organização e automatização das técnicas de negócios que administram a fidelidade, garantindo a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

crm fig 1
Fonte: Arte Portogente

Vantagens:

  1. Empresas mais regradas e coordenadas;
  2. Oferecer melhor serviço ao cliente, assim deixando-os mais satisfeitos;
  3. Aumento dos lucros.

Desvantagens:

  1. Caso a empresa não trabalhe de forma organizada, isso pode acarretar gastos sem resultados;
  2. Obstáculos em se adequar e renovar os sistemas da empresa.

Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).

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