• A Localfrio se comprometeu a divulgar, a partir do dia 17 último, um laudo parcial sobre o grave acidente ocorrido, em 14 de janeiro último, em seu terminal em Vicente de Carvalho, na margem esquerda do Porto de Santos, quando pegaram fogo mais de 50 contêineres com produtos químicos, entre eles ácido dicloro isocianídrico. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), autoridade portuária local, também prepara relatório sobre as ações e dificuldades enfrentadas pelas equipes de emergência.

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    O presidente da Codesp, José Alex Botelho de Oliva, solicitará à Localfrio informações sobre a causa da ocorrência e implantação de medidas para evitar ocorrências similares. “A empresa deverá encaminhar um plano de ação para efetuar medidas para corrigir as não conformidades ocorridas durante o sinistro, no que tange a mitigação dos impactos ambientais.”

    A apuração das responsabilidades também envolverá instituições dos governos do estado e federal, como o Corpo de Bombeiros, a agência ambiental estadual (Cetesb) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O incêndio liberou fumaça que deixou, principalmente, as cidades de Guarujá e Santos em estado de alerta e provocou a ida de centenas de moradores aos hospitais locais com sintomas de intoxicação respiratória. Ainda há a apuração da morte de duas pessoas após o incêndio por complicações respiratórias.

    Já o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), ligado ao Ministério Público Estadual, quer

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  • O prazo de execução da obra é de 18 meses e será realizado pela empresa vencedora da licitação, o Consórcio B201 (Tucumann e TMSA). O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura civil do berço de atracação 201 e modernização das estruturas dos berços 201 e 202, o que possibilitará o aprofundamento da navegação para 13,70 metros

  • O Porto de Paranaguá passa por atividades de dragagem de aprofundamento desde o meio do mês de fevereiro. O intuito é aumentar a profundidade do Canal da Galheta para 16 metros e garantir maior produtividade.

  • Neste artigo abordamos a influência da navegação de cabotagem na ocupação da Ilha de Santa Catarina.

  • A comitiva percorreu os terminais de minério de ferro (Ferroport), petróleo (Açu Petróleo) e multicargas (T-MULT), além das obras da Gás Natural Açu (GNA), responsável pela construção de duas termelétricas e um terminal de regaseificação no empreendimento. Os empresários também conheceram as instalações da TechnipFMC, unidade de produção de tubos flexíveis para apoio à indústria offshore

  • Em 2018, a comemoração está sendo dupla. Além de festejar a data, a administração do Porto do Rio Grande também comemora o crescimento de mais de 4% na movimentação de cargas

  • Com foco nos portos da região Norte e Nordeste do Brasil, e neste primeiro momento no estado do Maranhão, a iniciativa traz notícias, vídeos, artigos, materiais, entre outros conteúdos inéditos que promovem discussões e reflexões aprofundadas sobre o plano estratégico Arco Norte

  • A administração dos Portos do Paraná anunciou ter dado início ao processo de aluguel de drones para fiscalização e monitoramento da movimentação no cais do Porto de Paranaguá, um dos principais do Brasil. A direção também está capacitando guardas portuárias e irá revisar o Plano de Segurança do Porto, informou o responsável pela Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), major Cesar Kamakawa

  • A partir de reunião deliberativa com representantes de sindicatos ligados à Federação Nacional dos Portuários (FNP), a categoria dos trabalhadores nos portos brasileiros entrou em estado de greve. O anúncio pressiona o presidente Michel Temer (MDB), que há duas décadas mina a eficiência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) com indicações políticas inexplicáveis

  • Para evitar suspeitas de negociata imputadas quase sempre aos contratos imperfeitos de empresas estatais, convém suspender o Pregão Eletrônico 34/2018 para contratação de serviços especializados de limpeza geral e destinação final de resíduos gerados no Porto de Santos (SP).

  • Em entrevista ao Portogente, Gilmara defendeu a descentralização da gestão dos portos públicos e a estabilidade da legislação que rege o setor. Ela também ressaltou o crescimento das concessões de terminais portuários e a instalação de terminais de uso privados (TUPs), "uma vez que esses instrumentos são essenciais para diminuição do Custo Brasil" 

  • Com o novo cais, a expectativa é ampliar a movimentação em mais de 10 milhões de toneladas por ano no Porto de Vitória – atualmente, são cerca de 7 milhões de toneladas.

  • Desde 15 de maio último, está ativo, na capital alagoana, o programa Qualifica Porto, que tem como objetivo requalificar o trabalhador portuário em suas atividades diárias. O projeto vai oferecer, gratuitamente, cursos de capacitação para cerca de 600 trabalhadores do setor.

  • Durante a abertura do evento, Silvana Borges, diretora-executiva da Polícia Federal, órgão que preside a Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), ressaltou a importância do encontro para o debate sobre procedimentos de controle, fiscalização e repressão ao crime

  • Os navios petroleiros da classe VLCC estão entre os maiores do mundo, com capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru

  • Levantamento realizado pelo Portogente no site do Terminal Superior do Trabalho (TST) aponta que as companhias docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e do Estado de São Paulo (Codesp) lideram a lista de processos abertos que culminaram nas certidões positivas de débitos trabalhistas