Quinta, 25 Abril 2024

Com o objetivo de debater os novos rumos que o País vive em contextos estratégicos como o econômico, o social e o ambiental, nesta terça-feira, 15 de outubro, a plataforma Portogente lançou o WebSummit "Arco Norte, Porta para o Mundo", voltado para todos aqueles que atuam ou se interessam pelo setor portuário e áreas correlacionadas.

Com foco nos portos da região Norte e Nordeste do Brasil, e neste primeiro momento no estado do Maranhão, a iniciativa traz notícias, vídeos, artigos, materiais, entre outros conteúdos inéditos que promovem discussões e reflexões aprofundadas sobre o plano estratégico Arco Norte.

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Governador Flávio Dino abriu as atividades - Imagem: Divulgação

Assista aos vídeos
* Governador Flávio Dino (MA): Gestão e ampliação do Porto do Itaqui, novos terminais privados, regularização fundiária e eficiência da malha multimodal que abastece o Maranhão
* Grão-Pará Multimodal: Projeto de terminal em Alcântara consiste em SPE com porto, ramal ferroviário e potencial de aumento de 20% no PIB do Maranhão

Por estar geograficamente mais próxima de grandes mercados como a costa leste dos Estados Unidos, Europa e Ásia e permitir conexões entre as malhas ferroviária, hidroviária e rodoviária, a região tem se mostrado de grande potencial logístico no que diz respeito ao aumento da competitividade do Brasil no comércio internacional.

Para além destas oportunidades comerciais, o especial se debruça ainda sobre outro aspecto que se mostra um imperativo nos tempos atuais: como aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade. O fato dos portos do Arco Norte estarem situados em uma das áreas ecológicas mais sensíveis do planeta - a Floresta Amazônica - impõe o cumprimento de licenciamentos ambientais rigorosos que dão conta de contribuir para a preservação do meio ambiente, bem como da soberania das comunidades tradicionais ali residentes.

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Mapa mostra localização da Baía de São Marcos (MA) - Imagem: Google Maps

Assista
* Professor Sérgio Cutrim: Complexo Portuário do Maranhão é um grande trunfo para melhorar a conectividade do Brasil com o mundo
* Advogada Mayana Stella: Regularização documental de terrenos e assessoria jurídica são fundamentais para desenvolvimento portuário no Maranhão

É sobre este cenário desafiante e suas soluções inovadoras que o WebSummit "Arco Norte, Porta para o Mundo" se debruçará, sabendo da importância da informação especializada para a definição de estratégia de empresas e atores públicos e privados e acreditando que o desenvolvimento daquela região gerará oportunidades de trabalho e crescimento econômico para o País como um todo.

Vídeos com convidados especiais

Entre os entrevistados do WebSummit "Arco Norte, Porta para o Mundo" está o governador do Maranhão, Flávio Dino, que relata o processo de gestão e ampliação do Porto do Itaqui, localizado em São Luís (MA), e sua articulação com demais áreas. "Além do Maranhão ser Amazônia e Nordeste simultaneamente, nós temos essa vinculação com o Centro Oeste na medida em que temos tudo para sermos o porto desta região grande produtora de alimentos", explica.

Sérgio Cutrim, professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por sua vez, analisa o potencial do complexo portuário do Maranhão para atrair rotas marítimas internacionais. "O setor portuário marítimo é um dos mais importantes para a economia brasileira. Mas, hoje, as grandes rotas marítimas internacionais não estão passando pelo Brasil e os portos do Arco Norte têm uma grande possibilidade de contribuir com a melhoria dessa conectividade marítima", diz.

Outro vídeo traz a fala de Nuno Martins e Paulo Salvador, diretores-executivos da Grão-Pará Multimodal, empresa responsável pelo Terminal de Alcântara: projeto composto por porto e ramal ferroviário, cujo impacto econômico estima-se que alavancará em cerca de 20% o PIB do Maranhão.

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Terminal pode aumentar em até 20% o PIB do Maranhão - Imagem: Divulgação

Acesse
* Artur Cabral: Ferrovia Norte-Sul, condições naturais e demandas de graneis sólidos e líquidos possibilitam crescimento das operações no Arco Norte

Há também entrevistas com Mayana Stella, advogada especializada em Direito Portuário do Complexo Jurídico Melo Rodrigues, que trata da necessidade de regularização dos terrenos com vocação logística e portuária e com Artur Cabral, engenheiro e desenvolvedor de projetos da Dublin Consultoria.

Participe você também

Você também pode participar da iniciativa enviando vídeos gravados com sua própria câmera para o WhatsApp do Portogente ou artigo sobre o tema para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Arco norte

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