1. Introdução

Porto é a região localizada à beira do mar ou de um rio em que ocorre o atracamento de transportes aquáticos, sejam eles barcos ou navios.

 

2. Definição

Para que um porto seja construído é necessário que ele tenha acesso a estradas e ferrovias que o ligue a outras regiões para escoar seus produtos e seja construído com a profundidade de acordo com o calado das embarcações que irão atracar. Pela sua localidade, necessitam também a proteção contra o vento e ondas.
Dessa forma, há todo um serviço prestado dentro deste, incluindo o carregamento e descarregamento dos barcos e toda a movimentação de pessoas e produtos dentro do porto. Além de ser grande fonte de empregos, os portos possuem uma grande responsabilidade sob o produto quando o este está em seu poder, por isso é desenvolvido várias políticas para garantir a segurança da carga e, por consequência, a satisfação do cliente.

 

3. Principais Portos do Brasil e do Mundo

Brasil: Porto de Santos (Santos – SP), Porto de Paranaguá (Paranaguá – PR), Porto de Itajaí (Itajaí – SC), Porto de Rio Grande (Rio Grande – RS), Porto de Vitória (Vitória – ES), Porto do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – RJ), Porto de Salvador (Salvador – BA), Porto de São Sebastião (São Sebastião – SP), Porto de Suape (Ipojuca – PE), Porto de Angra dos Reis (Angra dos Reis – RJ), Porto de Manaus (Manaus – AM) e Porto de Jaraguá (Maceió – AL).


América: Os três maiores portos das américas são: Los Angeles – Long Beach e o de Nova Iorque – Nova Jérsei, todos norte-americanos. Em terceira posição temos o Porto de Santos, no Brasil.


Europa: Em ordem de liderança, temos o Porto de Roterdã nos países baixos, o Porto de Hamburgo, na Alemanha e o Porto de Sines, em Portugal.


África: O maior porto do continente africano é o Porto Said, no Egito.


Ásia: O Porto de Singapura é o maior porto da Ásia e do mundo em movimentação de contentores. Depois deles, temos o Porto de Xangai (China) e Hong Kong (China).


Oceania: O Porto de Melbourne, localizado na Austrália.

 


Saiba mais:

Feira Global Portogente: Portos Nacionais;

Feira Global Portogente: Portos Internacionais;

Escola Virtual Portogente: Curso "Legislação Portuária"; 

Escola Virtual Portogente: Curso "Trabalho Portuário na Operação";

Escola Virtual Portogente: Curso "Portos Brasileiros";

Escola Virtual Portogente: Curso "Cidades Portuárias Brasileiras";

Escola Virtual Portogente: Curso "Projeto Portuário";

Escola Virtual Portogente: Curso "Operações Portuárias";

Escola Virtual Portogente: Curso "Gestão de Portos";

Escola Virtual Portogente: Curso "Planejamento Portuário na Visão do Terminal";

Escola Virtual Portogente: Curso "Tarifa Portuária";

Escola Virtual Portogente: Curso "Planejamento Portuário e de Transportes";

Escola Virtual Portogente: Curso "Sinalização Portuária".

 

 

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s