Sexta, 29 Março 2024

Foi assinada nesta quarta-feira, 4 de julho, a ordem de serviço para a modernização dos berços de atracação 201 e 202 e para a ampliação do berço 201 do Porto de Paranaguá (PR). A cerimônia foi liderada pela governadora paranaense Cida Borghetti (PP), que no momento substitui Beto Richa, candidato a uma vaga no Senado Federal pelo estado.

parana cidab

A obra está prevista para ser executada em 18 meses e está sob a responsabilidade da empresa vencedora da licitação, o Consórcio B201 (Tucumann e TMSA). O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura civil do berço de atracação 201 e na modernização das estruturas dos berços 201 e 202, mudanças que possibilitarão o aprofundamento da navegação para 13,70 metros.

A proposta vencedora também prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora – hoje operando com 1.000 toneladas/hora e 1.500 toneladas/hora. As reformas incluirão reforço estrutural, instalação de passarela de pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos e a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios.

A governadora Cida ressaltou a importância da iniciativa em função do aumento significativo da movimentação de cargas nos últimos anos em Paranaguá, especialmente os embarques relacionados ao complexo agroindustrial da soja. “Este empreendimento vai triplicar a capacidade de exportação de grãos. Além disso, amplia a competitividade dos produtos paranaenses e brasileiros”.

De acordo com o superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Nelson Costa, a ampliação do cais vai melhorar ainda mais o escoamento da produção paranaense e também de outros estados. “O Porto vem em uma crescente de investimentos nos últimos anos que ajuda os produtores a trazer os produtos do interior sem ter fila de caminhões nem de navios. Isso reduz o custo de logística, que vai diminuir ainda mais com este novo investimento”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome