Caros leitores,
Hoje, falaremos da integração modal nas ferrovias americanas e canadenses
*************************
A execução dos canais no século XVIII, assim como a implantação das ferrovias no início do século XIX, sempre teve a preocupação de integrar os modos de transporte com a produção de grãos nas pradarias americanas e canadenses.
As construções dos primeiros silos mecanizados, popularmente chamados de elevators, por possuírem elevadores para facilitar o carregamento das embarcações e trens, tinham a preocupação de escolher locais nos quais fosse possível concentrar a produção junto aos meios de transporte.
Esse princípio fundamental de reunir em um só ponto todas as facilidades de transporte como vias de acesso, armazenagem e equipamentos de transbordo, moldou toda a infra-estrutura de transporte e terminais da América do Norte, pois os Estados Unidos e o Canadá sempre adotaram uma política unificada dentro desse conceito, inclusive com companhias canadenses operando dentro dos Estados Unidos e vice-versa.
Integração dos silos de grãos chamados de elevators com as hidrovias
Integração dos ferrovias na América do Norte com os
silos de grãos – elevators
Esse conceito é utilizado também nos dias atuais, como o acordo da Autoridade Portuária do Rio Fraser no Canadá, com a Canadian Pacific Railway, uma das ferrovias canadense, e a Canadian Pacific Elevators, empresa que opera os terminais. Ele possibilita colocar uma parcela importante da produção de trigo canadense nos portos asiáticos com fretes totais competitivos devido à boa integração de toda a cadeia de transporte do Gateway Pacific, conforme planejamento previsto até 2020.
Integração entre ferrovia, hidrovia e rodovia no terminal
no Porto do Rio Fraser
Além do uso de vagões especializados para os grãos, o serviço ferroviário integrado permite atender os portos e as grandes cidades americanas com trens expressos de contêineres, transportando todo o tipo de carga geral, integrado com as empresas que fazem as pontas rodoviárias utilizando caminhões.
Mais uma vez, deve ser destacada a importância da integração com operadores rodoviários, pois a ferrovia não tem sempre os trilhos conectados a todos os clientes e, para por isso, elaboram acordos recíprocos dos transbordos com outras estradas de ferro e empresas rodoviárias que servem a esses pontos.
Terminal hidro-ferroviário em Tacoma
A ferrovia americana é bem integrada com a hidrovia e a rodovia. Em todo o território do País, milhares de terminais de carga possibilitam a transferência de carga entre os modais, como o terminal hidro-ferroviário da Cargill, cuja foto está apresentada a seguir.
Terminal hidro-ferroviário da Cargill opera com
transferência de carga entre diferentes modais
Referências bibliográficas
BALLOU, Ronal H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4.ed, São Paulo: Bookman, 2001. 532 p.
American Association of Railroads: <http//www.aar.org>.
<http://www.nationalcorridors.org>
Leia também
* ANTF descarta unificação de bitolas e garante novas linhas mistas