Caros leitores,

Neste artigo, estamos iniciando a série de embarcações a vapor com a cronologia dessa técnica de navegação.

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Assim como a ferrovia, a navegação a vapor teve origem na máquina a vapor da revolução industrial. Praticamente na mesma época os experimentos para aplicar essa tecnologia tanto em terra como em mar propiciaram o surgimento das locomotivas e dos navios a vapor, popularmente conhecidos como vapores.

Robert Fulton engenheiro e inventor americano a quem é amplamente creditado o desenvolvimento do primeiro barco a vapor comercialmente bem sucedido, se interessou pela técnica do vapor em 1777, quando ele visitou William Henry de Lancaster nas Pensilvânia, o qual já havia estudado a máquina a vapor de James Watt  na Inglaterra.

1803 – Robert Fulton, americano, demonstrou pela primeira vez no Rio Sena em Paris, uma embarcação movida a vapor.


Vapor Fluvial de Rodas

1819 – O “Savannah” um dos primeiros SS (Steamer Ship) saiu do porto de Savannah nos Estados Unidos e atravessou o Atlântico, chegando a Liverpool 28 dias depois. Embora o combustível tenha sido suficiente apenas para 85 horas de viagem, ele foi o primeiro navio a vapor que cruzou o Atlântico. Lembramos que os primeiros vapores ainda tinham velas, que eram utilizadas em caso de problemas com as máquinas ou falta de combustível.


SS Savannah

1835 – O SS Great Western, procedente da Inglaterra, chegou à Nova York após 14 dias de viagem, atravessando o Atlântico com 94 passageiros a bordo. Quando estava próximo à Nova York, tendo acabado o combustível, foi necessário queimar quase toda madeira que existia a bordo, como: beliches, mesas e até mesmo um mastro. Essa viagem marcou o início do serviço regular transoceânico.

1836 – Apareceu o hélice, invento que em menos de vinte anos superou definitivamente o sistema de propulsão por pás giratórias.

1850 – A partir dessa época a navegação mercante teve um enorme progresso com o desenvolvimento da metalurgia do ferro e posteriormente, já no Século XX, a siderurgia com as chapas de aço. O carvão no início do Século XX foi substituído pelo óleo diesel, proporcionando aos navios grandes aperfeiçoamentos.

1900 - Os métodos de soldagem básicos – soldagem por resistência, soldagem a gás e soldagem a arco – foram todos inventados antes da Primeira Guerra Mundial. A partir de então, a soldagem e corte a gás foram dominantes para a fabricação e trabalhos de reparo, substituiu o rebite na construção naval.

Referências:

 “O Transporte Marítimo Internacional”, SANTOS, José Clayton dos. 2a edição. São Paulo: Ed. Aduaneiras, 1982.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Fulton

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110825005959AA7tJIn

http://global.britannica.com/EBchecked/topic/525695/Savannah

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