Segunda, 02 Fevereiro 2026

Chuvas de janeiro favorecem o início do desenvolvimento das lavouras no Brasil

Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab aponta condições favoráveis para culturas de primeira safra


Boletim de Monitoramento Agrícola Conab

Em janeiro, o volume de chuvas em diversas regiões do país foi suficiente para a manutenção da umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das culturas de primeira safra. É o que aponta o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (29).

De modo geral, as precipitações, influenciadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), contribuíram para o aumento do armazenamento hídrico no solo e para a manutenção de condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras em grande parte do país.

🌧️ Destaques climáticos do período
  • Chuvas regulares em grande parte do território nacional
  • Melhora no armazenamento de água no solo
  • Condições favoráveis às fases iniciais do ciclo produtivo

A análise por meio de dados espectrais também indica evolução positiva das culturas de primeira safra, com índices de vegetação acima da média histórica em diversas áreas monitoradas, refletindo o bom desempenho das lavouras em fases importantes do ciclo produtivo.

O boletim aponta, ainda, que variações no regime de chuvas e atrasos pontuais na semeadura influenciaram o desenvolvimento das culturas em algumas regiões, especialmente no início do ciclo. No Nordeste e no Norte, por exemplo, a distribuição irregular das precipitações no começo do período foi seguida por melhora ao longo do mês, favorecendo a retomada do plantio e o avanço das lavouras.

Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as condições climáticas permaneceram, de modo geral, favoráveis. Ainda assim, o excesso de chuvas em áreas específicas pode ter provocado restrições pontuais às atividades de colheita e à maturação das culturas.

🌱 Primeira safra

Evolução positiva do desenvolvimento vegetativo em grande parte do país.

🌽 Segunda safra

Avanço do plantio do milho acompanha a colheita da soja.

Em relação à segunda safra, o Boletim indica avanço do plantio do milho em regiões produtoras, acompanhando o ritmo da colheita da soja, além de destacar a influência das condições climáticas sobre as operações em campo.

O documento reúne análises detalhadas sobre o comportamento das lavouras, as condições agrometeorológicas e os impactos regionais ao longo do período, com base em imagens de satélite e informações de campo.

Produzido em parceria com a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), o BMA subsidia as estimativas mensais de safra da Companhia.

O boletim completo com informações sobre o clima e seus impactos na safra está disponível no Portal da Conab .

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!