Caros leitores,
Hoje, falaremos do fluvial Porto de Mainz, localizado na foz do Rio Meno no Rio Reno, na Alemanha.
*************************
Localização
Mapa da rede fluvial da Alemanha,
República Tcheca, Bélgica e Holanda
Mainz, Mogúncia em português, capital da Renânia-Palatinado, na confluência dos rios Reno e Meno, com seus quase 200.000 habitantes, é um importante centro administrativo e comercial, concentrando indústrias mecânicas, químicas e de materiais elétricos.
História
Fundada perto de um castrum romano, castelo fortificado do período romano, a cidade tornou-se sede de arquiepiscopal, e permaneceu sob o domínio dos arcebispos do final do século XII até 1803. Anexada pela França em 1797, em 1815 voltou para a Alemanha. Abriga o Museu Regional do Reno Médio e o Museu Gutemberg conhecido como o Museu da Tipografia.
Gravura antiga do Porto de Mainz
com uma vapor se aproximando
Gravura antiga do Porto de Mainz
com a ponte ferroviária em 1º plano
O porto e os cruzeiros fluviais
Um dos mais importantes portos de passageiros do médio Reno, Mainz recebe anualmente centenas de embarcações fluviais que operam nos cruzeiros fluviais. Projetadas especialmente para este tipo de turismo, essas embarcações possuem todas as instalações para propiciar conforto ao turista em suas as confortáveis cabines. O passageiro pode usufruir também de salas de jogos, bibliotecas, restaurantes e piscinas.
River Duchess navegando no Rio Reno
Os cruzeiros partem para as cabeceiras do Reno chegando até o Porto da Basiléia na Suíça, como também para a foz chegando até as águas estuário do Reno na Holanda, em Rotterdam.
Veleiro de turismo ancorado no Porto
de Mainz, ao fundo instalações industriais
As atividades portuárias de carga não têm um ponto concentrador, mas estão distribuídas ao longo do Rio Reno junto às instalações industriais.
Referências bibliográficas
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.