Caros leitores,
Hoje, falaremos das ações de Estado que auxiliaram as ferrovias norte-americanas a enfrentar a crise dos anos 70.
*************************
Nos anos anteriores a 1973, o sistema ferroviário de carga dos Estados Unidos estava em colapso. Mesmo depois da criação da Amtrak em 1971, empresa que assumiu o transporte ferroviário de passageiros, as companhias ferroviárias continuaram a perder dinheiro devido à excessiva regulamentação governamental e à competição de outros modais de transporte, entre outros fatores.
A importante ferrovia Penn Central Railroad, criada com a fusão da New York Central Railroad e a Pennsylvania Railroad, foi a bancarrota em 1970, apenas três anos após sua fundação. Em 1972, até o furacão Agnes contribuiu para aumentar a crise ferroviária, danificando seriamente diversas linhas do Nordeste americano já ameaçadas pela insolvência financeira.
Ferrovias que formaram a Conrail
O Congresso Nacional rapidamente veio em socorro para nacionalizar as ferrovias em bancarrota. Entretanto, a Associação Americana de Ferrovias era contrária à nacionalização e submeteu ao Congresso uma alternativa: fundar uma nova companhia privada. Em 1973, o Ato de Reorganização Regional permitiu e autorizou a aplicação de fundos do governo local para a criação da Consolidated Rail Corporation, posteriormente designada Conrail.
A nova companhia teve a permissão de não operar as linhas não rentáveis, assim como tinha o direito de passagem nas linhas de transporte de passageiros nas principais regiões metropolitanas de regiões como Boston, New Jersey, Philadelphia e Maryland.
Terminal de integração da ex-Conrail com ferrovia canadense
Com o sucesso na intervenção, as duas ferrovias concorrentes do leste norte-americano adquiriram a Conrail em 1997. A Norfolk Southern ficou com 58%, correspondente a 6.000 milhas de linha (9.660 quilômetros), e a CSX Transportation com 42% e 3.600 milhas (5.800 quilômetros). A sucessora da Conrail, responsável pela administração do patrimônio da ferrovia, ainda opera três terminais de transbordo intermodal.
Trem de contêineres da ex-Conrail
Referências bibliográficas
American Association of railroads <http://www.aar.org>
http://en.wikipedia.org/wiki/Conrail_Railroad_Bridge
http://www.conrailcorp.com/crpaintlist.html
Leia também
* As características da matriz de transporte de carga dos Estados Unidos