Sexta, 19 Abril 2024

José Carlos Rossini, shiplover, um grande e eterno apaixonado por navios, lançará o livro “Armação Mercante do Brasil 1890-1945 – Primeira Parte” e “Praticagem de Santos 1890-1969 – Segunda Parte”.


A capa do livro é ilustrada com as bandeiras das
principais armadoras brasileiras (depois do Lloyd
Brasileiro) e da bandeira do código marítimo
Internacional: prático a bordo.

O lançamento será no dia 24 de janeiro de 2013, às 17 horas, no Espaço Cultural Forte da Barra, localizado na Avenida dos Bancários, 85, na Ponta da Praia, em Santos, litoral paulista.

Os leitores desta coluna interessados em participar do evento estão convidados – há estacionamento no local.


O autor do livro à esquerda, na companhia do prático Gerson da Costa
Fonseca (1918-2011), a bordo de uma das lanchas da praticagem de Santos

Rossini é brasileiro, radicado na Suíça e sempre se interessou por navios, tanto quando morava em Santos, quanto vivendo na Europa. Em vista da sua paixão, pode ser classificado como pesquisador marítimo, até historiador marítimo é cabível, ainda que não tenha a graduação de História.

Ele é autor de obras como “Rota de Ouro e Prata”, “Bandeira nos Oceanos – Volume I e II”, que aborda a história da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, e “Santos Cidade Marítima”, entre outras.


Cartão-postal do Lloyd Nacional (não confundir com Lloyd Brasileiro),
que  representava o quarteto de navios de passageiros: Araraquara,
Aratimbó, Araçatuba e Araranguá.

Ele também escreveu numerosos artigos sobre navios e o Porto de Santos para o jornal A Tribuna por aproximadamente dez anos, enriquecendo os assíduos leitores com textos primorosos.

Quanto ao livro que Rossini lançará neste janeiro de 2013, adianto que se trata de obra muitíssimo interessante, pois conta a história de armadoras brasileiras, como a Companhia Nacional de Navegação Costeira (CNCC), Companhia Comércio e Navegação (CCN), Lloyd Nacional e Sociedade Paulista de Navegação Matarazzo.


O Itanagé da Cia. Nacional de Navegação Costeira, no estuário do Porto de Santos

As personalidades marcantes dessas quatro empresas foram: Henrique Lage, Conde Pereira Carneiro, Giuseppe Martinelli, Mário de Almeida, Francesco Matarazzo e Francisco Matarazzo Jr.

A capa é sugestiva, apresenta os emblemas das companhias citadas e a bandeira de prático a bordo.

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!