Sexta, 19 Abril 2024

Esta semana tive a oportunidade de reler a Parte II - A transformação político-econômica do capitalismo do final do século XX do livro Condição Pós-Moderna, de David Harvey. Voltei à obra para entender melhor a crise econômica de 1973 que levou o mundo ao novo modo de regulação chamado por Harvey de Acumulação Flexível.

Foto: http://historica.com.br

A crise de 1973 teve graves consequências, como a Guerra do Yom Kippur

O texto é rico em detalhes de datas e fatos, além de trazer uma análise apoiada no materialismo histórico muito consistente. Escrito em 1989, observa um mundo em transformação sobre a lente do marxismo.

Lê-lo hoje, passado mais de 20 anos de sua primeira edição e após a crise econômica de 2008, é um convite a refletir sobre os rumos atuais do capitalismo. Harvey nos mostra como as crises oriundas das contradições naturais do capitalismo invariavelmente nos levarão a uma nova crise. Contudo, já ressalta o autor, dada a configuração assumida pelo capitalismo pós 1973, esta crise terá por base o setor financeiro e será tão ou mais avassaladora quanto a crise de 1929.

Se as crises advêm das contradições naturais do capitalismo, uma nova reconfiguração do sistema capitalista nos levará novamente a outra crise, talvez de natureza diversa, mas que gerará problemas iguais ou maiores aos vividos nos últimos anos pela população do mundo. O que o livro nos coloca é: será que queremos manter o padrão de acumulação capitalista? É este o rumo que pretendemos para nossas vidas?

Foto: Unicamp

David Harvey (à esquerda) concede entrevista ao Boletim
de Geografia da Unicamp (fevereiro/2012)

Recentemente, David Harvey esteve no Brasil divulgando a sua mais recente obra, O enigma do capital e as crises do capitalismo, em uma série de conferências. Nelas, Harvey falou sobre a atual crise e os possíveis caminhos a serem trilhados a partir da emergência de movimentos como Occupy Wall Street e Indignados. Convido vocês, leitores, a conferirem a conferência proferida por David Harvey na Universidade Federal do Rio de Janeiro e a realizarem uma reflexão sobre os rumos da sociedade capitalista. Aproveitem!

Referências
Conferência Prof. Dr. Davi Harvey na UFRJ http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/evento/fotos-e-video-com-david-harvey

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

_____. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!