• Artigo desenvolvido por Edésio Elias Lopes, doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, aborda procedimentos adotados por grandes empresas de logística com o objetivo de reduzir os custos logísticos sem impactar na qualidade e eficiência do serviço prestado

  • O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) é um sistema utilizado para gerenciar o relacionamento com o cliente de modo integrado, englobando variados processos e tarefas a serem cumpridas pela empresa.

    Sendo assim seu propósito é posicionar o cliente no centro dos processos da empresa de maneira a possibilitar uma visão que concede as exigências dos clientes.

    Assim podendo auxiliar a reduzir custos e expandir a lucratividade por meio de organização e automatização das técnicas de negócios que administram a fidelidade, garantindo a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

    crm fig 1
    Fonte: Arte Portogente

    Vantagens:

    1. Empresas mais regradas e coordenadas;
    2. Oferecer melhor serviço ao cliente, assim deixando-os mais satisfeitos;
    3. Aumento dos lucros.

    Desvantagens:

    1. Caso a empresa não trabalhe de forma organizada, isso pode acarretar gastos sem resultados;
    2. Obstáculos em se adequar e renovar os sistemas da empresa.

    Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o ...

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              O prazo que leva a completar uma atividade de uma fábrica logística corresponde a um fator importante na definição do preço de um produto, em função disso, é algo muito levado em consideração.

              O procedimento logístico está presente em diversas atividades de setores alistáveis dentro do cotidiano das empresas, entretanto algumas devem mostrar o merecido destaque, para que tenha o resultado de sua importância e influência sobre a satisfação do cliente.

              A excelência do bom gerenciamento no processamento de pedidos é essencial em uma cadeia logística para assegurar o alto nível de serviço desejado pelos clientes.

     

    1. O que é?


              O processamento de pedidos é uma etapa importante, representa várias atividades incluídas no ciclo do pedido, sendo elas a preparação, a transmissão, o recebimento e expedição do pedido e o relatório da situação.
              Estas atividades necessitam de um determinado tempo para serem completadas que, dependendo do pedido, pode ser maior ou não.

     

    2. Pra que serve?

               Fazer mais rápido significa gastar menos e ser mais produtivo. Isso é uma filosofia adotada no processamento de pedidos também. Quanto mais eficiente e sem a necessidade de retrabalho, melhor.
               Contemplando uma grande parcela dos custos logísticos, é uma das áreas principais na atividade logística, pois é ela quem faz com que o produto passe por suas etapas e que essas etapas sejam assim concluídas com sucesso e sem nenhum problema para que a empresa consiga satisfazer o desejo do cliente.  

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