• Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal

  • O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) é um sistema utilizado para gerenciar o relacionamento com o cliente de modo integrado, englobando variados processos e tarefas a serem cumpridas pela empresa.

    Sendo assim seu propósito é posicionar o cliente no centro dos processos da empresa de maneira a possibilitar uma visão que concede as exigências dos clientes.

    Assim podendo auxiliar a reduzir custos e expandir a lucratividade por meio de organização e automatização das técnicas de negócios que administram a fidelidade, garantindo a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

    crm fig 1
    Fonte: Arte Portogente

    Vantagens:

    1. Empresas mais regradas e coordenadas;
    2. Oferecer melhor serviço ao cliente, assim deixando-os mais satisfeitos;
    3. Aumento dos lucros.

    Desvantagens:

    1. Caso a empresa não trabalhe de forma organizada, isso pode acarretar gastos sem resultados;
    2. Obstáculos em se adequar e renovar os sistemas da empresa.

    Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o ...