Terça, 26 Novembro 2024

Transporte / Logística

A crescente expansão de setores como a indústria química tem aumentado a movimentação de produtos perigosos no Brasil. É cada vez mais comum ver grandes contingentes de caminhões transportando produtos inflamáveis, efluentes químicos, ácidos e cargas explosivas. Caso esse transporte não seja feito com a segurança e o controle necessários, o meio ambiente e a saúde pública acabam sofrendo sérios riscos. Isso porque muitos desses produtos são cancerígenos, enquanto outros podem provocar lesões que vão desde problemas de pele a deformações físicas. Os cuidados imprescindíveis no transporte desse tipo de mercadoria também são fundamentais nas operações da atividade portuária. Cargas perigosas estão cada vez mais presentes e em maior volume nos portos do Brasil. O Porto do Rio Grande, um dos principais e mais modernos do País, movimentou, sozinho, 4.021.482 de toneladas de produtos perigosos no último ano.Em Rio Grande, as cargas perigosas mais movimentadas em 2006 foram o petróleo cru e o óleo combustível. Juntos, eles ultrapassaram mais de um milhão de toneladas que circularam no Porto Novo - instalação situada em frente ao cais comercial e especializada em carga geral. Outros produtos que passam com bastante freqüência pelo terminal do Cone Sul são o ácido sulfúrico, essencial para a composição de fertilizantes e adubos, e o butano, além de muitos outros tipos de combustíveis.Citando a importância do manuseio das mercadorias perigosas, o diretor-superintendente do Porto de Rio Grande, Bercilio Luiz da Silva, afirma que o Ogmo local investe muito na qualificação da mão-de-obra e capacita os trabalhadores portuários a lidar com esse tipo de situação. “O Ogmo de Rio Grande, inclusive, é referência em todo o País”.

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Tudo na vida do jovem Vitor Araújo é precoce. Iniciou sua vida profissional como office-boy em uma agência de navegação, localizada no centro de Santos, aos 15 anos. Aos 18, teve duas gratas surpresas, daquelas inesquecíveis. A primeira, quando recebeu o convite para ser visitador de navio. “Fiquei com receio. Eu queria, mas o meu inglês ainda não era tão bom. O meu ex-gerente me tranqüilizou e disse que se tivesse dúvida no momento de conversar com o comandante, era para eu telefonar”.

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CLASSES   SUBCLASSES CRITÉRIOS 1- Explosivos   1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5 e 1.6   Descarga ou embarque direto   2- Gases   2.1 e 2.3   Descarga ou embarque direto    2.2   Poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal,a critério da Autoridade Portuária.   3- Inflamáveis líquidos   3.1 e 3.2 FP < 0º C   Descarga ou embarque direto.    3.2 F P > 0 º C Quando em contêiner, sem desova no Porto, poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária.    3.3   Poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária.   4- Sólidos Inflamáveis 4.1, 4.2  e 4.3 – Grupo de Risco I   Descarga ou embarque direto    4.1, 4.2 e 4.3  – Grupo de Risco II  Quando em contêiner, sem desova no Porto, poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária.    4.1, 4.2 e 4.3  – Grupo de Risco III   Poderá ser armazenado.   5 – Oxidante e Peróxidos   5.1 e 5.2 – Grupo de Risco I Descarga ou embarque direto.   5.1 e 5.2 – Grupo de Risco II    Quando em contêiner, sem desova no Porto, poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária.    5.1 e 5.2 – Grupo de Risco III Poderá ser armazenado.   6- Substâncias venenosas e Infectantes   6.2 - Infectante Grupos de Risco I, II e III   Descarga ou embarque direto.    6.1 -Veneno Grupo de Risco I   Descarga ou embarque direto.    6.1-Veneno Grupo de Risco  II   Quando em contêiner, sem desova no Porto, poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária.    6.1- Grupo de Risco III   Poderá ser armazenado.   7- Radioativos  Descarga ou embarque direto com a autorização CNEN e presença de Supervisor de Proteção Radiológica, devidamente credenciado conforme a Norma 3.03 da CNEN.   8- Corrosivos   Grupo de Risco I  Descarga ou embarque direto.    Grupo de Risco II   Quando em contêiner, sem desova no Porto, poderá ser armazenado em função das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária.    Grupo de Risco III   Poderá ser armazenado.   9- Substâncias Perigosas Diversas    Descarga ou embarque direto ou armazenagem no Porto em função de suas características, das condições disponíveis do terminal, a critério da Autoridade Portuária. Cargas Perigosas Refrigeradas   Descarga ou embarque direto

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O processo da fumigação é executado diariamente por 156 empresas que atuam no setor em todo o Brasil. Sem isso, seria impossível movimentar diversos produtos que cruzam estradas e oceanos para chegar aos mais variados países e continentes. A importância do serviço pode ser medida pelas razões acima mencionadas. Fumigar produtos é um processo complexo, que exige atenção redobrada dos profissionais envolvidos nesta atividade.

Segundo o engenheiro florestal e aplicador da empresa Sitec Fumigação, Alziro Antônio Camargo, o processo de fumigação pode ser caracterizado pela aplicação de gases em embalagens de madeira ou em determinados produtos que necessitam ser tratados. “O serviço é realizado em recintos fechados. O processo ocorre dentro de contêineres, em armazéns, silos, porões de navios e nas próprias áreas de atuação da empresa que solicitou o serviço”.

A fumigação é realizada por exigência de órgãos fitossanitários de muitos países, inclusive o Brasil, com objetivo de impedir a circulação de pragas de alto risco ou fungos que possam causar prejuízos para a economia. As empresas que atuam no setor em todo território nacional são credenciadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mantendo a padronização sobre os serviços executados.

Gases
Os gases mais utilizados para a fumigação são o brometo de metila – armazenado em cilindros e usado, principalmente, nas aplicações feitas em contêineres e em produtos de madeira – e a fosfina – em forma de pastilhas, usada em porões de navios e silos. No entanto, nada impede que um gás seja utilizado onde se costuma aplicar outro tipo de produto. Todos mantêm a mesma eficácia.

Todas as operações envolvendo o serviço de fumigação exigem o uso de máscaras, botas, capacetes, coletes reflexivos, cones de segurança e placas de advertência. Tudo para garantir a segurança do trabalhador.

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A história profissional de José Moreira da Silva, presidente da Associação Comercial de Santos, remonta a uma época em que a amizade ditava as relações comerciais e familiares, diferentemente dos dias atuais em que os valores morais estão cada dia mais deturpados.

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